Membros do Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participaram, na manhã dessa quinta-feira (30), da Operação Zayn, de combate ao roubo de veículos e cargas, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), em parceria também com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante todo o dia, foram cumpridos 35 mandados de prisão e 62 mandados de busca e apreensão em Goiás, Pará, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo. Em Goiás, eram 26 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão. A Operação contou com cerca de 340 policiais civis e rodoviários federais. O Gaeco acompanhou as investigações e será o responsável pelo oferecimento das denúncias e acompanhamento das ações penais decorrentes da operação.
Os presos deverão ser encaminhados à sede da Delegacia da PRF, no Jardim Guanabara, para exames de corpo de delito.
De acordo com o delegado Alexandre Bruno Barros, titular da Decar, a organização criminosa alvo desta Operação já teve 19 integrantes presos nos últimos meses. Barros destaca, ainda, que a ação, em parceria com a PRF, já proporcionou a recuperação de 25 caminhões antes da deflagração das diligências dessa quinta-feira.