Em 12 de maio de 1955 foi instituído na Guarda Civil do Estado de São Paulo, um Corpo de Policiamento Especial Feminino, pelo então à época, Governador Jânio Quadros, contando inicialmente com doze Policiais Femininas e uma Comandante, a Dra. Hilda Macedo, idealizadora do projeto, sendo as mulheres denominadas “As mais corajosas de São Paulo”.
No ano de 1970 com a fusão da Força Pública com a Guarda Civil de São Paulo, dando origem a Polícia Militar do Estado de São Paulo, ela tornou-se Coronel da Instituição. Atualmente o Quartel do Comando de Policiamento de Área Metropolitana “3” situado na zona norte da Capital leva o nome de “Hilda Macedo” em homenagem à pioneira.
Inicialmente as mulheres policiais foram alocadas no 33º Batalhão de Polícia Militar e, mais tarde, no 1º Batalhão de Polícia Feminina, subordinado ao Comando de Policiamento da Capital. Até então o efetivo do Batalhão Feminino era composto basicamente por mulheres policiais que realizavam prioritariamente o policiamento comunitário e escolar, com foco no atendimento de ocorrências de cunho social e de proteção às mulheres, crianças e adolescentes. Nessa época os concursos e a formação profissional eram realizados separadamente entre homens e mulheres, e atualmente os quadros foram unificados.
Nesses 66 anos de existência, as missões das policiais militares femininas foram ampliadas e passaram a atuar também no policiamento ostensivo geral, além de outras atividades como: trânsito, bombeiro, choque, policiamento rodoviário, ambiental, policiamento com apoio de motocicletas ou bicicletas, policiamento escolar, corregedoria e assessorias.
Atualmente o 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Rio Claro/SP, possui 32 Policiais Militares Femininas em seu efetivo, as quais atuam em diversas áreas de policiamento. O Comando enaltece o excelente trabalho prestado por todas as mulheres policiais, rogando a DEUS que sempre as protejam na sua jornada como: mães, esposas e profissionais.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação