A Avenida 29 e a Rua 12, no Bairro do Estádio, recebem nesta sexta-feira (14), a limpeza de suas redes de esgoto. Esse tipo de ação faz parte de um trabalho preventivo realizado pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto do município, com o objetivo de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta e, assim, garantir o escoamento permanente do esgoto pelas redes coletoras.
O trabalho será executado na avenida 29, no trecho entre as ruas 11 e 12, e na rua 12, entre as avenidas 29 e 27. A definição dessas vias para a limpeza preventiva das redes de esgoto ocorreu com base em estudos e acompanhamentos feitos pela concessionária.
A limpeza das redes será realizada a partir das 8h. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído até às 11h.
Durante os serviços, o tráfego de veículos permanecerá interditado nos trechos. O acesso ao supermercado da avenida 29 será mantido liberado. Os motoristas devem estar atentos às placas de sinalização. Todos os esforços serão feitos para que a finalização do trabalho e a liberação do trânsito ocorram o mais breve possível.
A limpeza preventiva das redes ocorre, principalmente, porque muito lixo ainda é descartado indevidamente no esgoto. No ano passado, 370 toneladas de resíduos foram retiradas do esgoto de Rio Claro. O gerente de operações da BRK Ambiental, Alexandre Leite, comenta que essa prática incorreta ocasiona uma série de problemas a todo o sistema. “O lixo, ou qualquer resíduo sólido, quando descartado na tubulação de esgoto pode resultar em entupimentos, vazamentos e até no risco do retorno do esgoto aos imóveis; seja na casa da própria pessoa que fez o descarte inadequado ou em qualquer outro ponto da rede”, explica.
Durante as atividades de limpeza são, rotineiramente, encontrados nas tubulações resíduos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.). Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
A BRK Ambiental reforça a necessidade de um comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto do município. “As redes que compõem a estrutura do esgotamento sanitário são todas interligadas, por isso é necessário que todas as pessoas contribuam e assumam seu compromisso socioambiental não descartando lixo pelos ralos, vasos sanitários e qualquer outro acesso às redes de esgoto”, ressalta o gerente.
Foto: Divulgação