Um simples gesto pode transformar o dia de alguém, principalmente daqueles que estão passando por problemas de saúde internados em hospitais, eles recebem o tratamento e carinho de profissionais da saúde que estão ainda mais na linha de frente em um momento tão complicado em que todos vivem com a pandemia.
Mas nesse 12 de maio, os olhares voltaram para aqueles que dedicam sua vida a dos pacientes. O Dia do enfermeiro e o Dia Mundial da Enfermagem foi comemorado ontem (12), com isso, na UPA do Cervezão os profissionais da enfermagem foram recebidos para mais um dia de trabalho com tapete vermelho e flores, o que deixou a data mais especial. “Foi uma homenagem simples, mas tem muito valor, os dias estão difíceis, muito sofrimento, muito trabalho, iniciar o plantão com este gesto de carinho alegrou a equipe, mostrando a nossa importância e que temos que continuar firmes, somos essenciais”, ressaltou a enfermeira Silveli Pazetto.
A data foi marcada por protesto em Brasília, profissionais foram até a Esplanada dos Ministérios e fizeram a 1ª Marcha da Enfermagem reivindicando aprovação de projeto de lei para redução de carga horária de trabalho e piso salarial da categoria. Os mortos pela Covid-19 também foram lembrados.
A DATA
O Dia Internacional da Enfermagem e do enfermeiro é comemorado desde 1965, sendo a data escolhida para homenagear o nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a mãe da enfermagem moderna.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação