O Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado”, por meio de trabalho conjunto das coordenadorias dos setores de Arquivo Intermediário, Arquivo Permanente e Difusão do Acervo, sob orientação da superintendência da instituição, elaborou material de orientações técnicas aos servidores públicos para a gestão documental nos diversos setores da administração pública municipal. “Certamente é um passo importante para o início do processo eletrônico, gradualmente eliminando o uso de papel, tornando mais ágil e eficiente todos os órgãos da administração municipal”, disse o prefeito Gustavo Perissinotto, durante a apresentação oficial e a entrega do material, na tarde desta terça-feira (11).
A partir de textos técnicos redigidos e revisados pelos Analistas de Gestão Documental e Coordenadores do Arquivo Intermediário e do Permanente, as filipetas tiveram seus textos-base configurados junto de sua identidade visual desenvolvida pela equipe da Difusão do Acervo. “Este material será importante para ampliar as habilidades dos servidores públicos e tornar a máquina pública melhor preparada no atendimento ao público”, afirmou Mônica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo.
O encarte produzido pelo Arquivo Público é composto por quatorze filipetas em linguagem acessível, que abordam temas indispensáveis ao universo arquivístico, como: a gestão documental, a padronização de documentos, a elaboração e aplicação da tabela de temporalidade, a organização de fotografias e documentos digitais, a eliminação de documentos e a conservação e preservação de arquivos.
Os encartes foram entregues aos membros da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso, responsáveis por atuar como interlocutores de modo a disseminar as normas e procedimentos técnicos em seu âmbito de atuação. “Os servidores municipais estão ganhando uma importante ferramenta para agilizar o fluxo de documentos”, observa Edinaldo Rodrigues da Mata, coordenador do Arquivo Intermediário.
Foto: Divulgação