Ninguém vive sozinho numa ilha, não é mesmo! Estamos sempre rodeados de pessoas, nossos pais, irmãos, amigos, educadores, profissionais das mais diversas áreas e muita, mais muita gente que não conhecemos. É que vivemos em uma sociedade, onde cada um tem a sua função, uns são médicos, outros donas de casa, advogados, policiais, veterinários, arquitetos, pedreiros, estudantes, motoristas, cineastas, jornalistas etc.
Para que todo mundo se entenda as pessoas não podem fazer o que bem entendem. Existem leis que garantem os direitos. O direito de ser livre, trabalhar, alimentar-se, estudar, cuidar da saúde, descansar, votar, divertir-se e muitos outros que estão na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração dos Direitos da Criança.
Não importa a idade, a cor da pele, a raça, o grupo social ou a religião, todos têm seus direitos. Isso faz parte do que se chama cidadania. Mas cidadania não é só feita de direitos. Existem deveres também! É como uma rua de mão dupla. Para que você tenha os seus direitos respeitados é preciso respeitar os direitos dos outros. Não dá pra pensar somente no seu bem-estar. Cada um precisa fazer a sua parte pelo bem de todos. Isso é ser cidadão! Quando se respeita as pessoas diferentes de você, ajuda os mais necessitados, não desperdiçar água, obedecem às placas e aos sinais de trânsito, não joga lixo na rua, respeitam as autoridades legalmente constituídas, com isso você está cumprindo com os seus deveres.
Cidadania tem tudo a ver com solidariedade e respeito, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo promove ações em busca de uma sociedade cidadã, por meio dos programas de policiamento comunitário, tais como Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, Vizinhança Solidária, Ronda Escolar e a participação nos Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEG.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação