Moradores da cidade de Cordeirópolis procuraram o Diário do Rio Claro para relatar o alto número de casos de dengue no município, o medo pelo aumento de casos e também reivindicar mais ações de combate. “A cidade está com infestação de dengue. Na minha família, minha mãe de 67 anos e minha vó de 94 tiveram. A vizinha da frente de casa está com dengue e tem uma adolescente também vizinha que está com dengue, no bairro Bela Vista, outro bairro complicado é o Planalto infestado de dengue, lá fiquei sabendo que passaram fumacê duas vezes, mas no Bela Vista está da mesma forma”, relatou a moradora que salientou ainda ter perdido um amigo da família nos últimos dias por complicações da dengue.
Os moradores reivindicam mais ações para o combate do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Fui atrás para passar o fumacê, porque estavam batendo de casa em casa e ninguém ficou sabendo da ação, não foi avisado, então não foi feito na casa de todos, não sabemos onde é o foco dos vizinhos da casa da minha vó. Fui cobrar da zoonoses e ninguém sabe de nada. Não consegui falar com o representante do departamento, não o encontrei. Não está sendo divulgado na cidade para que as pessoas possam sair de suas casas para o fumacê, ou seja, os funcionários saem com dois carros e vão batendo de casa em casa, quem estiver em casa tudo bem, se não tem ninguém fica sem fazer, porque as pessoas não estão sabendo da ação”, observou uma das moradoras.
PREFEITURA
A prefeitura de Cordeirópolis foi procurada pelo Diário do Rio Claro e informou que até o dia 5 deste mês o município registrou 461 casos positivos de dengue. Até o mês de abril de 2021, houve um aumento de 40% dos casos com relação aos positivados de 2020.
AÇÕES
A Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, destacou em nota que realiza os mutirões de caça aos focos do mosquito nos bairros, junto da nebulização nas ruas e dentro das residências. “Diariamente sai o boletim informativo alertando a população.” Segundo a prefeitura, publicidade nas redes sociais, rádio e jornal ocorrem semanalmente. A Secretaria da Saúde realiza a testagem nos pacientes com suspeita da doença e realiza o acompanhamento médico, através de medicamentos e a Telemedicina.
Há um carro de som nas ruas que avisa antecipadamente a nebulização nos bairros. É anunciado diariamente no rádio e na página da Prefeitura. O que ocorre é que alguns moradores proíbem a entrada dos profissionais para averiguar possíveis focos do mosquito.
REGIÃO
A região que contabiliza o maior número de casos é o Jardim Planalto, Juventude, Santa Rita, Jardim do Bosque, Condomínio Villaggio Corte, Primavera e José Corte. Todos esses bairros pertencem a região do Planalto. Outra região com nível alto de casos positivos é o Jardim Progresso, São Francisco, Lise e região. Bela Vista não está entre os mais graves, conforme informou a prefeitura destacando que “faz a sua parte, e para não aumentar o número de casos, o principal é a conscientização das pessoas. A dengue mata e é um mal que pode ser evitado”.
Por Janaina Moro / Foto