Nesse tempo de pandemia, comemorar a história e a vida se tornam de suma importância. A Escola Municipal Marcello Schmidt completa 110 anos nesta quarta-feira (5). Situada na Avenida 1 com a Rua 5, 356, Centro, desde a sua fundação, é a segunda escola mais antiga da cidade de Rio Claro. Muitas pessoas passaram por suas salas e sentaram em suas carteiras.
A escola faz parte da história de Rio Claro, pois recebe o nome do patrono Marcello Schmidt, que foi um político muito influente entre o fim do século XIX e começo do século XX. Casado com a neta do Visconde do Rio Claro, Schmidt recebeu por herança o casarão e, em 1911, cedeu esse prédio para o funcionamento do Grupo Escolar, que foi instalado definitivamente nesse local. Com a morte de Marcello Schmidt, em 1929, a escola tornou-o seu patrono.
O prédio onde se situou a escola consegue fazer uma ligação entre o histórico e a educação, pois na sua cronologia transmite a história que se transforma em conhecimento, ajudando a escrever as páginas da educação de Rio Claro ao longo de várias gerações.
As comemorações pelo aniversário da escola estavam sendo pensadas e organizadas para que houvesse uma grande festa, envolvendo toda comunidade. Porém, a escola teve que se reinventar na sua questão pedagógica, na sua questão de espaço físico e também repensar a tão aguardada comemoração dos 110 anos. Segundo professores da unidade, planejava-se uma casa aberta com o convite para que as pessoas que um dia passaram pela escola pudessem vivenciar o espaço e as lembranças da vida escolar, tendo como referência o antigo Casarão da Avenida 1. Infelizmente, aconteceu a pandemia e, ao mesmo tempo, um problema na estrutura do prédio, que está em processo de tombamento como patrimônio histórico.
Como será necessária uma reforma, neste momento a Unidade I está funcionando em outro prédio, situado na Avenida 25, n. 148, Saúde, onde atualmente são recebidos os alunos do Ensino Fundamental I e da EJA II. Já os alunos da Educação Exclusiva, das EJA I e II e do Ensino Regular são recebidos no prédio da Rua 10 com a Avenida 1, Centro (Unidade II).
COMEMORAÇÃO
Para as comemorações foi trabalhado de forma não presencial, mas muito efetiva, o resgate da história da escola pelos professores e foi feito um pequeno documentário que será disponibilizado a toda a comunidade. Nesse documentário estão contempladas a história e falas de gestores que trabalham e trabalharam na escola, professores, alunos e ex-alunos, pais e funcionários. Além do documentário, será realizado o plantio de uma árvore comemorativa aos 110 anos e distribuído a todos os alunos um lápis que, após o seu uso, gera uma semente.
“É preciso lembrar que esses 110 anos foram feitos com a ajuda de todos que compõem a sua trajetória e com a dedicação de gestores, professores, pais, alunos e funcionários, atuais e também de todos que passaram por ela, pois cada um deixou um pouco de si e da sua história. Com certeza a Escola Marcello Schmidt marcou e continua marcando a vida de todos”, declara a professora de artes Vânia Duarte, que atualmente é a professora com mais tempo de casa.
Foto: Divulgação