A posse da diretoria do Conselho Fiscal da Bacia do Consórcio PCJ – rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ocorreu pelo sistema online na manhã da última quinta-feira (29). Reeleito para presidir o conselho pela sexta vez consecutiva, o vereador Julinho Lopes representa Rio Claro na entidade. Ele foi empossado pelo prefeito de Limeira e presidente da Diretoria Executiva do Consórcio, Mário Botion. O prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, que também integra a diretoria, acompanhou a solenidade.
Na solenidade, Julinho Lopes voltou a defender atenção especial com o homem do campo. Segundo o parlamentar, a preservação dos recursos hídricos está diretamente ligada à forma como as nascentes dos rios são conservadas com o passar do tempo.
“Preservar as nascentes é muito mais do que um ato de consciência ambiental. É, na verdade, fazer com que o alimento não falte em nossas mesas. Incluo também a preocupação com a preservação no meio ambiente na área urbana”, disse o presidente do Conselho Fiscal.
Para Julinho Lopes, cabe ao Consórcio PCJ também se manter vigilante no que diz respeito à utilização dos recursos hídricos principalmente nesta época de Pandemia. “É preciso que as pessoas, que se encontram em seus lares, tenham a consciência do uso racional dos recursos hídricos na hora de abrir a torneira para os afazeres domésticos”, defendeu.
No encerramento da sua fala, Julinho Lopes agradeceu o apoio dos demais vereadores que integram o Consórcio PCJ. Avaliou que a sua sexta reeleição retrata que o trabalho de união de esforços, que tem pautas coletivas priorizadas, conta com respaldo dos parlamentares. “Os eventos climáticos extremos vão impor cada vez mais desafios aos gestores de recursos hídricos. Temos de atuar com afinco para que a Bacia do PCJ continue sendo fonte de quantidade e qualidade no que diz respeito à água entregue diariamente para milhares de pessoas da nossa região”, finalizou.
Foto: Divulgação