A nostalgia e o saudosismo tomam conta de muitos rio-clarenses que viram de perto o desenvolvimento do município por meio da Ferrovia. E neste dia 30 de abril é celebrado o Dia do Ferroviário, trabalhador de grande importância para o país e, em especial, para Rio Claro.
A escolha da data remete ao dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, a primeira linha de ferro brasileira. Em Rio Claro, a vereadora Maria do Carmo Guilherme é a autora da lei que instituiu o Dia do Ferroviário no calendário do município. É difícil encontrar alguém na cidade que não tenha proximidade com a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, implantada por aqui desde 1876 e que faz parte da memória de ferroviários aposentados, filhos, netos dos que atuaram e também daqueles que tiveram a oportunidade de ser passageiros nos trens que circulavam pelo país.
Até suas últimas décadas, o número de ferroviários ativos em Rio Claro era da ordem de 3 mil, conforme dados de 2019. A Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi a maior empregadora de Rio Claro em todos os tempos.
O Presidente Instituto Memória Ferroviária – IMF de Rio Claro Marco Antônio Muniz salientou a importância da preservação da história da Ferrovia e desses profissionais. “Pelo meu respeito à família ferroviária e a constante preocupação em preservar o património ferroviário que está se perdendo, convocamos todos para nos ajudar nessa missão, em benefício das próximas gerações”, destacou ao Diário do Rio Claro.
O Instituto Memória Ferroviária – IMF é uma instituição sem fins lucrativos e tem como objetivo principal a preservação da memória, material e imaterial, da ferrovia e dos ferroviários do município. Tem a sua sede na sala Bar e Café da antiga Estação Ferroviária da cidade e tem como projetos em andamento, a implantação do Museu Ferroviário, Centro de Ferreomodelismo e o futuro Trem Turístico; além de pesquisas, atividades com a sociedade, visitas monitoradas, pesquisas, oficinas entre outras. Conta com o apoio, além dos sócios, de voluntários, colaboradores, Prefeitura, Câmara Municipal, Rumo, DNIT e CPTM. “Nós do Instituto Memória Ferroviária – IMF de Rio Claro cumprimentamos pelo seu dia, os ferroviários aposentados, da ativa e lembramos a memória daqueles que já partiram”, ressaltou Muniz.
Em Rio Claro foi criado o Instituto Memória Ferroviária que busca também a implantação do Museu Ferroviário
Pra comemorar a data, assim como foi feito no ano passado devido à pandemia, o Instituto lançou a Campanha Solidária de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza destinado à instituição de caridade. A campanha começou no dia 26 e segue até hoje (30), os produtos podem ser entregues no antigo Túnel da Avenida 8, porteira da Rua 1B, bairro Cidade Nova, das 9 às 18 horas. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 9.9767-5210.
Norival Santo Volpato
Ao Diário do Rio Claro o presidente da União dos Ferroviários Aposentados (UFA) Norival Santo Volpato também mencionou a alegria de comemorar a data e as lembranças que marcam também a sua vida. “É com orgulho que nós vamos sempre comemorar, pois foi onde nós conseguimos formação profissional na extinta Escola Senai Ferroviária, onde nós trabalhamos com orgulho, fazendo sempre para o desenvolvimento da empresa, onde nós conseguimos com muita luta nossos direitos”, relembrou.
A Ferrovia foi e sempre será importante para a Cidade Azul. “Importante para o desenvolvimento da nossa cidade onde a grande maioria era ferroviário. Isso se dava pela reparação de carros e vagões e também o tráfego de carros de passageiros e vagões de carros. Parabéns a todos os ferroviários e pensionistas, um grande abraço”, comemora o Presidente da União dos Ferroviários (UFA), Norival Santo Volpato.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação