Com a evolução dos serviços bancários oferecidos, visando dar maior conforto e comodidade aos seus clientes, desonerar e evitar as filas nas agências bancárias crescem substancialmente as movimentações eletrônicas e “ON-LINE” das contas e aplicações financeiras.
Junto a essa evolução, pegando carona nessa facilidade, infelizmente, há o aproveitamento dos golpistas e estelionatários, utilizando-se da oportunidade para aferir lucros ilegais, lesando os estabelecimentos bancários e seus clientes.
Nessa esteira, foi detectado um “novo” golpe que vem sendo aplicado por criminosos, da seguinte forma: um estelionatário se passando por funcionário do banco liga para o telefone fixo do cliente, confirmando seu endereço (o golpista já fez o levantamento prévio, provavelmente pela lista telefônica), visando criar uma relação de confiança. Na sequência ele alega que houve uma grande compra feita em uma determinada rede de lojas de departamentos ou hipermercados, situada em cidades de grande porte ou capitais, com valor alto e, bem acima do usual, se a vítima reconhece a compra. Por óbvio, o cliente não irá reconhecer tal compra e o golpista sob a alegação de que o cartão tenha sido clonado pede para a pessoa desligar o telefone e ligar para a central de atendimento de seu banco, porém, nesse interim, os estelionatários com conhecimentos de telefonia fazem com que a linha fique “presa” e o cliente acredita realmente estar falando com um funcionário do banco. Nesse momento outro estelionatário assume a interlocução, inclusive fornecendo um número “fake” de matrícula para dar maior credibilidade e solicita ao cliente que quebre ou corte o cartão ao meio, sem danificar o chip, e o coloque em um envelope lacrado que em poucos minutos um “motoboy” irá até a sua residência fazer a retirada.
Era tudo que a quadrilha precisava: a posse do cartão e senha da vítima de modo que o “motoboy” desaparece e os criminosos iniciam uma verdadeira “farra” de compras com o cartão utilizando-o nas modalidades débito e crédito, desta forma, gastando até o último centavo dos limites do cliente.
Importante alertar ao cidadão que esse tipo de golpe é um dos mais cruéis, pois, segundo levantamentos feitos junto aos setores bancários e financeiros, embora cada caso deva ser analisado individualmente, há jurisprudências no sentido de que os estabelecimentos bancários não devam absorver esse prejuízo, pois houve o rompimento por parte do cliente da única cautela que lhe cabe: a guarda do seu cartão e senha, tanto que no recebimento dos cartões sempre há aquela advertência que o “cartão é pessoal e intransferível”.
Para evitar que o cidadão caia nesse golpe temos algumas dicas:
- Jamais passe o número do seu cartão e senha, para quem quer que seja ainda mais por telefone.
- – No caso da alegação de seu cartão ter sido clonado, mantenha a calma, e tente olhar no aplicativo do seu celular se realmente houve o “desfalque”, daí já saberá se tratar de um golpe, lembrando que, segundo levantamentos junto ao setor bancário as clonagens estão cada vez mais raras devido à existência do “chip” no cartão e a outras chaves de segurança adotadas;
- – Na ausência de acesso a aplicativos para essa checagem, ainda assim mantenha a calma, pois a segurança eletrônica, não havendo conluio e participação do cliente, é de inteira responsabilidade dos estabelecimentos bancários, desde que os golpistas não tenham acesso físico a senha e cartão da vítima. Nesse caso desligue imediatamente e compareça na sua agência para falar com seu gerente, ele é a pessoa mais apropriada para esclarecer suas dúvidas e fazer uma checagem na sua conta e recomendar a troca de cartões, número de contas e senha;
- – Desconfie se solicitarem que você quebre o cartão, sem danificar o chip e também se oferecerem o serviço de recolha deste cartão por um motoboy, pois tal serviço não existe no meio bancário;
- – Nunca forneça ou empreste seu cartão a terceiros;
- – Jamais informe sua senha a estranhos;
- – Guarde seu cartão em local seguro e jamais deixe anotação da senha guardada junto;
- – Em caso de extravio faça imediatamente o devido bloqueio do cartão;
A pessoa mais importante para evitar a incidência deste tipo de golpe é você CIDADÃO, portanto, adote as cautelas acima mencionadas e se perceber estar diante dessa situação, desligue imediatamente o telefone e, caso tenha havido contato com o “motoboy” responsável pela recolha, desconverse e JAMAIS faça a entrega do cartão, entrando imediatamente em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190, transmitindo ao COPOM a placa e/ou características da motocicleta e de seu condutor para uma tentativa de abordagem e checagem.
Conte sempre com a Polícia Militar! A força pública de São Paulo
Caso precise de ajuda ligue “190” – Polícia Militar.
Acessem nossas redes sociais:
Instagram: @trigesimosetimobpmi
Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
Twitter: @37BPMI
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação