Além de participar pela 4ª temporada consecutiva no Campeonato Brasileiro de Stock Car, o piloto Bruno Baptista disputará também, neste ano, o prestigiado Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup (antigo Blancpain GT Series), competição de 5 etapas com provas de longa duração, sendo a principal delas a tradicional “24 Horas Horas de Spa”, na Bélgica, em fins de julho.
Sem coincidir nenhuma data com as 10 etapas da Stock, a maior revelação da atualidade na principal categoria do automobilismo brasileiro, de 23 anos, competirá no difícil campeonato de resistência com um Mercedes-AMG GT da equipe alemã Get Speed Performance, que o contratou depois de um teste que incluiu também outros pilotos na pista francesa de Paul Ricard, nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Bruno Baptista entrará na disputa como piloto da categoria Silver, que fica entre os participantes de nível ouro e bronze registrados na FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
“A Get Speed Performance é uma equipe competitiva, mas não tem as mesmas condições, por enquanto, de lutar por vitórias entre os times mais fortes da temporada, como é o caso da própria equipe oficial de fábrica da Mercedes AMG. No ano passado, o seu melhor resultado foi um sétimo lugar na segunda etapa de Nürburgring. Assim, meus principais objetivos serão de ganhar ainda mais experiência e, principalmente, tentar uma boa classificação na Silver Cup, um campeonato especial e de muita projeção no GT World Challenge Europe Endurance Cup”, adianta Bruno Baptista.
A estreia do brasileiro nas pistas europeias acontece no sagrado Autódromo de Monza, na Itália, já neste fim de semana (16 a 18 de abril), quando será realizada a 1ª das cinco etapas da temporada. Sempre disputada em pistas onde competem Fórmula 1, o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup tem ainda no seu calendário, deste ano, mais quatro provas: 28 a 30 de maio – 2ª etapa – 1000 Km de Paul Ricard (França); 29 de julho a 1º de agosto – 3ª etapa – 24 Horas de Spa (Bélgica); 3 a 5 de setembro – 4ª etapa – Nürburgring (Alemanha); e 8 a 10 de outubro – 5ª e última etapa – Barcelona (Espanha).
Stock Car: com 30 nomes confirmados, ainda restam duas vagas para este ano
A Stock Car informou que, com o anúncio de Rafael Suzuki pela equipe Full Time Bassani, já estão confirmados 30 carros no grid de 2021, restando apenas duas das 32 vagas permitidas em regulamento.
A expectativa é de que mais uma vaga ainda possa ser confirmada até o início da temporada, no próximo dia 25 de abril. Entre os novos nomes para 2021 estão estrelas como o vice-campeão mundial de Fórmula 1 Felipe Massa e o campeão de Indianápolis e de IndyCar Tony Kanaan, além dos novatos Christian Hahn e Gustavo Frigotto, que chega à categoria principal depois de passar pela Stock Light.
Beto Monteiro e Sergio Jimenez retornam à categoria, além de Felipe Lapenna, que em 2021 fará a temporada completa. O próximo nome que deve ser confirmado na categoria é o de Gaetano di Mauro, na KTF.
“Tivemos um crescimento de 20% do grid em relação ao ano passado, que já foi uma temporada muito boa em termos de participação e competitividade”, resumiu Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora de Stock Car, Stock Light e Turismo Nacional.
Além de outras novidades, como um regulamento técnico que privilegia ainda mais a competitividade, a temporada 2021 terá todas as provas transmitidas ao vivo pela Band (TV aberta), SporTV (TV por assinatura) e mídias da categoria.
Por E. Cortez / Foto: Instagram