A Prefeitura de Itirapina publicou na noite dessa quinta-feira (15), um comunicado informando que foi constatado um erro na aplicação de vacinas realizada na terça-feira (13), na Escola Municipal José Cruz.
Segundo a nota, no dia 14 de abril de 2021, durante o controle do estoque as vacinas, percebeu-se que faltavam 46 doses da vacina CoronaVac. Imediatamente verificou-se a possibilidade de erro praticado por uma técnica de enfermagem ao separar a caixa contendo os frascos da vacina, o que acabou se confirmando, resultando no envio ao local de vacinação das doses da Coronavac no lugar das vacinas da gripe (Influeza).
No total, foram imunizadas, erroneamente, 46 pessoas, sendo 18 adultos (entre eles, uma gestante) e 28 crianças.
No mesmo instante, a Secretaria Municipal da Saúde comunicou à Vigilância Epidemiológica de Piracicaba sobre a falha e solicitou orientações sobre as medidas a serem adotadas. Assim, todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos.
Outra medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde foi informar pessoalmente todos os vacinados sobre o ocorrido e disponibilizar uma equipe médica para avaliação e orientação, com acompanhamento por 14 dias.
Nessa quinta-feira (15) já foram atendidas 26 pessoas, dentre elas, a gestante, que passou por consulta com clínico geral e um médico obstetra. No caso das crianças, a avaliação e orientações também foram feitas por um pediatra. É importante salientar que até o momento nenhuma anormalidade foi detectada.
A Secretaria do município informa ainda que as providências na apuração de responsabilidade, na área administrativa e legal, também já estão sendo tomadas.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação