Os maiores erros que acontecem em relacionamentos ou no ambiente de trabalho são devido à comunicação vaga. Normalmente é sempre o caso de alguém que explicou algo sem clareza e que foi mal-entendido, ocasionando mal estar nas pessoas e um atraso no objetivo proposto.
O “achismo” é uma falha dos dois lados em uma comunicação, falha de quem se comunicou, não fazendo entender a quem se comunicou, pois foi vago e ineficiente, e falha do ouvinte, pois não entendeu e não pediu esclarecimento.
Meus pais eram proprietários de um bar/café que fazia parte do extinto Cine Excelsior, quem ia para a sala de projeção ficava à esquerda. Normalmente o movimento maior era quando terminava uma sessão e a grande maioria das pessoas ia tomar café em pé em frente ao balcão.
Eram várias máquinas que despejavam o café cheiroso e quentinho nas xícaras, o café expresso. O movimento era muito grande e formavam duas filas paralelas ao balcão, quando saia alguém da primeira fila, já entrava outro para ser servido.
O fato era que meu pai tinha costume de falar baixo e aqueles sons de tiritar de xícaras e as vozes dos clientes dificultavam a comunicação. Um dia naquele frenesi, movimento, o melhor funcionário chamou minha mãe que coordenava a equipe dizendo: – Dona Isaura quero pedir a conta. Minha mãe ficou pavorada: – Que está acontecendo? Alguém disse alguma coisa que você não gostou? Imediatamente veio a resposta: Não! É o Seu Lucídio que não consigo enterder o que ele fala. Por sorte minha mãe alertou meu pai e tudo ficou bem.
Em nossa vida, necessitamos fazer-nos entender e ser preciso na comunicação, sabendo que o resultado positivo dela vai influenciar melhor o outro que está recebendo. É uma via de mão dupla. Lembrando que quanto mais enrolada a sua comunicação, menor as chances de conseguir o que quer.
No fundo, a pessoa que se comunica vagamente, inconscientemente teme criar conflitos, e tem medo de ouvir um “não”. Prefere enrolar para manter a ilusão do que vai dar … É total perda de tempo! E o tempo é muito precioso nesses momentos. E se for esse seu caso, não perca mais tempo. Assim você redireciona a sua estratégia, para conseguir um sim, ou então procurar outra alternativa, não é?
Na PNL costumamos dizer que na comunicação não existe erro, só existe resultado, procure descobrir qual o resultado que está obtendo na sua comunicação. Enrolar a comunicação, deixando-a vaga e confusa, é como usar drogas. É um vício, que deixa a pessoa em estado de fantasia, fora da realidade. Ser direto, ir ao ponto, é mais fácil, porque não se perde tempo com a dor que a ilusão pode gerar!
Pense nisso!