Com a pandemia todos os setores tiveram que se adaptar e, ao longo de todo o período, vão se adequando para desenvolver trabalhos e projetos. Tem sido assim também com o Grupo Kino Olho que há mais de um ano também migrou as atividades para o virtual.
Um dos projetos previsto para acontecer presencial precisou ser revisto e planejado para o online. O grupo realizou oficina de Aprimoramento Artístico ao longo de dois meses, com oito encontros. “Os participantes experienciaram ricas trocas de ideias com os artistas e oficineiros Marco Antônio Pereira e Yuji Kodato, nas respectivas áreas de Direção Cinematográfica e Direção de Fotografia”, explicou o coordenador da oficina de Aprimoramento Artístico Léo Bortolin ao Diário do Rio Claro.
O coordenador salienta que o convite aos artistas que ministraram as oficinas se deu pelas singularidades e inventividades de suas obras artísticas no cinema e nas artes visuais, mas, também, pela forma de produção/criação muito semelhante ao do grupo Kino-Olho. Já para os participantes não teve nenhum critério para se inscrever. “O cinema é muito amplo, tivemos participantes que já são da área e queriam esse aperfeiçoamento, mas tinha uma galera buscando um frescor nesse modo de produzir, que gosta da área cinematográfica e que viu a oportunidade de fazer uma oficina e que com pouco, com recursos de uma câmera de celular e uma luminária, eles conseguiram fazer cenas”, disse o coordenador.
A partir de uma mistura entre aulas mais conceituais e outras mais práticas, o objetivo da oficina foi expandir as possibilidades da linguagem audiovisual, explicou Leo. “Com provocações sobre diferentes visões de mundo, o porquê de contar uma história, apresentações de diferentes aparatos para produção de uma imagem, até o incrível trabalho prático da realização de uma cena ou curta-metragem. Para essa etapa os participantes tiveram a orientação de Yuji numa espécie de ‘lab criativo’, onde todos compartilharam suas criações em processos fílmicos”, observou.
O projeto que foi aprovado pela Lei Municipal de Cultura em 2019, aconteceria presencialmente em 2020, porém com a alteração foi desenvolvido neste ano e finalizado. O resultado da oficina será exibido no dia 07 de abril, às 19h, pelo canal do Kino-olho no youtube (youtube.com/kinoolho), numa live de encerramento com a presença dos dois artistas.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação