Na manhã dessa quarta-feira (31), moradores do Bairro São Bento, área rural de Rio Claro, foram surpreendidos novamente com o fechamento do acesso a este e outros bairros. “A gente está preso aqui novamente. Alegam que é uma estrada irregular, mas não é, agora derrubaram a liminar que nós tínhamos conquistado”, disse uma moradora.
O Diário do Rio Claro tem acompanhado desde 2019 a situação complicada da população que mora naquela região. Já no dia 27 de fevereiro deste ano, o acesso localizado na Rodovia Washington Luís km 183 e utilizado por diversas famílias, foi fechado. Mas uma determinação judicial fez com que o trecho fosse reaberto, o que ocorreu no dia 3 de março. Uma Tutela de urgência concedida pelo juiz da Vara da Fazenda Pública de Rio Claro, Dr. André Antônio da Silveira Alcântara, assinada no dia 2 de março, determinou a liberação dos acessos localizados na Rodovia Washington Luís km 183 e utilizado por diversas famílias do bairro São Bento e muitos outros da região, como Chácara Betel, Jacutinga, Camacuã e Itapé.
Agora as famílias voltam a aguardar medidas que deem o direito de reabertura. “A gente conversou com algumas autoridades, mas estamos aguardando a regularização da estrada que é municipal”, disse a moradora.
Com o fechamento, eles voltam a enfrentar dificuldades diárias para se locomoverem. “Como já ressaltamos sobre a estrada de terra que sempre está em condições precárias”, disse.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação