A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro está ampliando o alerta à população sobre a necessidade de se adotar atitudes preventivas para evitar a infecção pelo coronavírus. A preocupação ocorre em razão do agravamento do quadro de pandemia no país, que está afetando também a região de Rio Claro.
Desde o início do ano, a prefeitura vem ampliando as ações para conseguir atender todos os pacientes que adoecem por Covid-19 e também feito orientações à população sobre os cuidados na pandemia.
No boletim divulgado nesta terça-feira (30) pelo setor de vigilância epidemiológica do município, consta o registro de mais um óbito por Covid-19, o de um idoso, totalizando 298 mortes causadas pela doença no município.
Rio Claro teve em 2021 quase 45% das vítimas fatais da Covid-19. Nestes três primeiros meses do ano, 134 pessoas perderam a vida para a doença no município, que em todo o ano de 2020, de março a dezembro, teve 164 mortes provocadas pela doença. Enquanto a média mensal de óbitos por coronavírus em 2020 foi de 16 ao mês, neste ano o número saltou para 44 ao mês.
Só neste mês de março, de longe o mês mais letal da pandemia no município, foram 91 mortes. Antes disso, o mês com mais registros de mortes havia sido julho, quando foram registradas 46 mortes por Covid. Em janeiro e fevereiro, Rio Claro teve respectivamente 19 e 24 óbitos.
As pessoas precisam se cuidar e cuidar de quem está próximo e a única maneira de fazerem isso é seguindo as medidas de prevenção. Uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos são cuidados fundamentais para evitar que mais vidas sejam perdidas.
O sistema de saúde opera acima de seu limite para atender os casos que chegam diariamente. Nesta terça-feira a taxa de ocupação de leitos foi de 110%, incluindo leitos públicos e particulares. O município tem 172 pessoas hospitalizadas, sendo 76 em UTI. O total de casos confirmados chegou a 11.149, com 91 confirmações nas últimas 24 horas. Há também dois óbitos em investigação.
Foto: Via Governo do Estado de São Paulo