Foi publicado nesse sábado (20), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital para licitação do Fase 2 do programa Novas Vicinais que contempla, entre outros trechos, 8,8 km de estradas de terra que receberão pavimentos em Santa Gertrudes.
Os trechos que serão asfaltados são estratégicos e fundamentais para mitigação dos impactos ambientais causado pelo elevado tráfego tanto do setor cerâmico como de cana de açúcar que usam essas vias. Em Santa Gertrudes, dentro da região do Polo Cerâmico, os trechos que receberão as melhorias são SGT-273 e SGT-020 – Estrada Municipal Horácio Pascon. O prazo para conclusão das obras é de 12 meses. Os investimentos devem ser próximos de R$ 38 milhões.
O presidente do Conselho Administrativo da ASPACER, Valmir Carnevali, cita que o pleito defendido pela entidade é antigo e já tem mais de 10 anos. “É uma luta setorial de muitos anos, mas essa é uma luta conjunta de vários setores da sociedade. Esse é o espírito da ASPACER de unir e estar junto das Prefeituras, Câmaras, Assembleia Legislativa, Governo do Estado e os anseios da sociedade”, disse Carnevali acrescentando que a viabilidade desse projeto só está sendo possível devido a esse sentimento de união e de objetivos comuns que foram construídos.
“Foi um compromisso assumido pelo governador Doria e seu vice, Rodrigo Garcia, com o setor cerâmico e com a comunidade regional na sede da ASPACER, ainda durante a campanha de 2018. As vicinais asfaltadas terão um impacto importante na melhoria da qualidade do ar na nossa região. É por isso que a entidade abraçou essa causa”, completou.
O processo agora seguirá para fase de licitação, onde deverá ter as propostas abertas no dia 12 de maio e após ter o vencedor homologado e a ordem de serviço assinada as obras poderão começar.
Foto: Arquivo/ASPACER