A Stock Car revelou, nesta segunda-feira, o novo formato de campeonato que implementará na temporada 2021. A principal novidade é a realização de duas corridas seguidas, sem pausas entre uma e outra, que dará ao campeonato um total de 24 provas no ano.
Além disso, categoria também premiará o pole position com dois pontos e terá uma nova pontuação para o esquema de rodada dupla.
Por causa da pandemia, a temporada 2021, que teria início no próximo dia 28 de março no Autódromo do Velopark, só vai começar no dia 25 de abril, na etapa de Londrina.
Rodada dupla o ano todo: Serão ao todo 12 etapas no ano, mas distribuídas em dez eventos. Dez etapas serão realizadas no domingo e duas acontecerão aos sábados, em datas e locais a definir. Cada etapa será formada por uma corrida de 25 e outra de 20 minutos, sem os carros pararem no grid e intervalo apenas para uma volta de realinhamento. No total, a temporada somará 24 largadas – contra 18 no ano passado.
A primeira prova terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros. A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da corrida 2. Com 12 etapas previstas para 2021, a Stock Car somará então 24 corridas no ano – sendo duas por etapa. As duas corridas de cada etapa terão pontuação individual (veja os detalhes abaixo).
Pole position: largar na pole agora concederá dois pontos ao melhor piloto. A formação de largada da segunda prova das etapas será feita pelo resultado da corrida 1, mas com os dez primeiros invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.
Descartes: a Stock estreou em 2020 o descarte dos três piores resultados. Agora será permitido descartar quatro resultados, oferecendo ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.
Pontuação: cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto.
Lastro: a partir de agora o lastro de sucesso, que obriga os melhores pilotos do campeonato a carregarem peso extra no carro, chegará até o sexto colocado – em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta (em quilogramas): 30, 25, 20, 15, 10 e 5.
Pit stop: antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 01 da etapa.
Fan push: as regras permanecem iguais. Os seis pilotos mais votados pelo público recebem um push, que é o botão utilizado para injetar potência no motor e aumentar a velocidade para atacar ou se defender durante a corrida.
Por E. Cortez / Foto: Instagram