Talvez você tenha passado por uma experiência de aprender algo e desenvolver um potencial muito grande nessa área específica e não tenha alcançado um sucesso que merece. Não tenha tido a oportunidade que merecia e isso é muito frustrante.
A mensagem de Roberto Campos no hino do Brasil “deitado eternamente em berço esplêndido” pode refletir em uma mentalidade de um povo. O berço que a nação foi abençoada é realmente explêndido, mostrando sua riqueza da natureza brasileira, mas aquele que fica deitado eternamente nos louros do “potencialmente poderoso” perde seu próprio berço esplêndido.
Aquele que vive esperando o momento para realizar seu sonho pode estar “deitado eternamente” e não seja capaz de acordar em tempo enquanto outras pessoas avançam deliberadamente e ocupam seu lugar no espaço que deseja. Quem vive deitado eternamente perde o berço e as fraldas para o outro que avança eternamente.
Então, que tal procurar uma definição mais realista para a palavra “potencialmente”, já que, a usada ocasionalmente só cria ilusões, e ilusões só criam frustrações.
A melhor forma de definir “potencialmente” como algo que poderia ser, mas ainda não é. O dilema é a pessoa ter talentos e dons e não conseguir colocar todo o seu potencial para expandir seus conhecimentos e ser bem sucedido.
A construção gramatical pode soar estranha, mas pelo menos dá uma ideia mais realista de onde estamos e onde queremos chegar. Não se pode chegar a lugar algum quando não se tem ideia real de onde é o ponto de partida.
Na sua vida funciona mais ou menos assim, alguém pode dizer a você que você tem potencial muito grande, mas ainda necessita de tempo para aprimorar ses conhecimentos. E você pode pensar que continuar aprendendo é pura besteira.
Do mesmo modo alguém pode receber um elogio em sua área de atuação dizendo que já tem um potencial muito grande e se iludir com a palavra “potencial” , achando que isso significa que “já chegou lá”. A estrada do êxito está sempre em construção e avança cada vez mais.
Devemos sempre nos lembrar que “potencial” é aquele que poderia ser, mas ainda não é. Encontre o seu momento de se levantar, avançar e transformar seu potencial em realidade concreta. O dia de amanhã chegou. O futuro chegou. Comece agora, estenda as mãos e pegue agora o que é seu, investindo mais em você.
Portanto, é apenas o começo da jornada. Só potencial não ganha jogo. Pense no seu potencial e no das pessoas que conhece e se conscientize disso, e não permita que outras pessoas com menos talento possam estar se realizando nas áreas mais variadas da vida que a sua.
Pense nisso!