Rio Claro se despede de Sonia Maria Cigagna Martins
Familiares e amigos se despedem de Sonia Maria Cigagna Martins que faleceu em Rio Claro aos 68 anos. O sepultamento aconteceu nessa segunda-feira (15), no Cemitério Municipal São João Batista. Sonia foi uma profissional competente que fez história em sua área de atuação. Por muito tempo atuou na Caixa Econômica. Nos depoimentos e homenagens amigos relembram sua dedicação e profissionalismo. “Deixa na terra um legado de amizade, responsabilidade e profissionalismo”, destacou um dos amigos.
►Manutenção. A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, realiza nessa terça-feira (16) uma manutenção nas redes de esgoto da Avenida 2, no trecho entre as Ruas 1 e 2, no Centro. O serviço terá início às oito horas da manhã e tem a previsão de ser concluído até às 12h. Os motoristas que trafegam pelo local encontram desvio pela Avenida 6, podendo utilizar a Rua 2 e a Avenida 2 para retornar ao trajeto inicial. O trecho da manutenção contará com placas de sinalização e todos os esforços estão sendo feitos para que a finalização do serviço e a liberação do trânsito ocorram o mais breve possível.
►Butantan. O Instituto Butantan entregou ontem (15) ao Ministério da Saúde mais 3,3 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. Ao todo, já foram fornecidos 20,6 milhões de doses do imunizante CoronaVac, desenvolvido em parceria com laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas a todas as regiões do país, por meio do Programa Nacional de Imunizações.
►Hospital. Batendo recordes de internações nas últimas três semanas, o governo de São Paulo anunciou ontem (15) que vai instalar um novo hospital de campanha para tratamento dos casos de covid-19. A estrutura será montada no centro da capital paulista e oferecerá 180 leitos para casos graves da doença. O novo hospital deve começar a operar no dia 31 de março. Entre os leitos, 50 serão de terapia intensiva para atender pacientes graves que precisam de intubação e recursos mais complexos.
►Registro civil. O Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos promove, de ontem (15) a sexta-feira (19), a Semana Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e a Documentação Básica. O objetivo é divulgar experiências bem-sucedidas, pensar políticas públicas e estimular as famílias a registrar as crianças logo após o nascimento. Segundo o ministério, embora o percentual de nascimentos não registrados até 15 meses após a mãe dar à luz a criança tenha caído ao longo das últimas décadas, o problema persiste. Só em 2018, cerca de 70 mil crianças deixaram de ser registradas em todo o Brasil. As taxas de sub-registro são mais altas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e atingem principalmente as populações mais carentes.
►Plano SP. Por terem descumprido o toque de restrição contra a covid-19, implementado pelo governo de São Paulo, 197 estabelecimentos comerciais foram autuados em todo o estado no período da noite da última sexta-feira (12) até a noite de sábado (14). Os dados são do governo estadual.
►Crimes. O banco de perfis genéticos ultrapassou os 100 mil registros cadastrados. Destes, 75 mil são de criminosos condenados e 25 mil foram coletados em cenas de crimes. A maioria das pessoas está ligada a casos de abuso sexual. Em um ano, o crescimento do número de cadastros foi de 40%. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o uso do banco de perfis genéticos auxiliou até o momento duas mil investigações.
►Débitos. Desde ontem (15), o cidadão pode pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. A modalidade de pagamento está disponível no PagTesouro, plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Nacional.
►Deputado. Preso há quase um mês, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) deixou, na tarde desse domingo (14), o Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana do Rio. O parlamentar foi preso no dia 16 de fevereiro, após fazer um vídeo em que defendia a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e elogiava o Ato Institucional número 5 (AI-5).
►Marielle. A vereadora Marielle Franco, assassinada há três anos com o motorista Anderson Gomes, foi homenageada no domingo (14), com a inauguração de uma placa, na Cinelândia, em frente à Câmara Municipal do Rio, no centro da cidade, em uma iniciativa da Prefeitura. Na placa, que é similar às de identificação das vias e praças da cidade, está escrito “Vereadora Marielle Franco”.