Em um esporte ainda muito marcado pela predominância masculina, as mulheres tentam buscar seu espaço no esporte a motor há décadas. Numa homenagem à Semana da Mulher, relembre algumas das mulheres que se destacaram tanto no passado como atualmente no universo do automobilismo:
►A primeira mulher a representar o Brasil no mundial de kart foi Júlia Ayoub em 2019, na Finlândia;
► Nove mulheres já participaram da Fórmula 1: a italiana Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a disputar uma corrida de F1 em 1958;
► Lella Lombardi foi a primeira e até hoje única mulher a pontuar na Fórmula 1. A italiana chegou em sexto lugar no GP da Espanha em 1975.
► A sul-africana Desirée Wilson se destacou na década de 80, ao vencer o torneio inglês Aurora AFX, disputado com os carros da Fórmula 1, ela foi a única mulher na história a vencer uma prova de F2;
► Bia Figueiredo, que começou sua carreira no kart com oito anos de idade, foi a primeira piloto feminina brasileira a correr numa categoria de elite do automobilismo.
► Entre as mais bem sucedidas, também estão a francesa Michele Mouton (vice-campeã mundial de rali em 1982), a alemã Jutta Kleinschmidt (vencedora do Rali Paris-Dakar em 2001) e a estadunidense Danica Patrick (única mulher a vencer uma corrida na Fórmula Indy). Parabéns a todas as mulheres do mundo!
Por E. Cortez / Foto: Divulgação