Confirmado o que já era previsto. O governo do estado de São Paulo anunciou na tarde de ontem (11), a paralisação completa das atividades esportivas coletivas, no período de 15 a 30 de março.
Com isso, o Campeonato Paulista de Futebol, em suas três séries, A-1, A-2 (da qual fazem parte a AE Velo Clube e o Rio Claro FC) e A-3 sofrerá interrupção, a exemplo do que já aconteceu ano passado. Enquanto isso, as partidas seguem acontecendo normalmente até domingo (14).
A Federação Paulista de Futebol, por sua vez, se posiciona contrária à decisão tomada e estuda a possibilidade de dar prosseguimento aos campeonatos, em cidades de outros estados, que não estejam cumprindo as mesmas medidas restritivas. Dirigentes dos clubes grandes de São Paulo, entendem, porém, que tal possibilidade requer melhor análise.
Em entrevista ao canal ESPN, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo, delegado Olim, que também é deputado (PPS) comentou sobre a possibilidade da Federação Paulista de Futebol inclusive, romper relações com o governo estadual.
O Ituano, um dos clubes participantes do campeonato paulista da série A-1, publicou em suas redes sociais que o clube é consciente da gravidade da atual fase da pandemia. “O futebol paulista – afirma o clube – segue rigoroso protocolo de saúde e os atletas são testados semanalmente, como nenhuma outra atividade econômica faz, para garantir a segurança dos nossos familiares”.
Conforme anunciado ontem pelo governador João Dória, o estado de São Paulo entrou na fase roxa (a mais restritiva) do Plano São Paulo de combate à pandemia do Covid-19, restringindo completamente vários tipos de atividades, inclusive o futebol.
A Confederação Brasileira de Futebol, a Federação Paulista de Futebol e os detentores de transmissão dos campeonatos em disputa, reuniram-se na última quarta-feira (10) para defenderem a continuidade do futebol usando como argumento o rígido protocolo sanitário que vem sendo obedecido pelos clubes. Em nota publicada no site da Federação na tarde dessa quinta-feira (11), foi informado que uma reunião foi agendada para segunda-feira (15) para se decidir os rumos das disputas.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Gety images