Palestra virtual na quarta-feira (11) com orientações sobre organização de documentos escolares foi realizada em Rio Claro em iniciativa da prefeitura por meio da parceria entre o Arquivo Público e a Secretaria da Educação.
Nesse primeiro encontro a equipe do Arquivo apresentou orientações técnicas aos assistentes administrativos das unidades escolares municipais, baseadas nas normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). Foram apresentados aos 80 participantes, representantes de 46 escolas, os benefícios de um arquivo organizado no tocante à agilidade na tomada de decisões, dinamização dos processos administrativos, preservação de documentos e racionalização da produção documental, reduzindo expressivamente os gastos públicos.
De acordo com a superintendente do Arquivo, Monica Frandi Ferreira, a intenção dos organizadores é “construir, de forma conjunta, uma política pública para preservação, gestão e acesso aos documentos escolares”. A Secretária de Educação, Valéria Velis, reafirma a importância da capacitação dos técnicos administrativos e a participação deles na definição da política pública, pois “são servidores experientes na organização dos documentos de arquivo nas unidades escolares”.
Estão previstas para o mês de abril oficinas presenciais com atividades práticas de higienização e acondicionamento de documentos, seguindo as regras sanitárias necessárias durante a pandemia. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/3qAsGkp.
Foto: Divulgação