O deputado estadual Murilo Félix (Podemos), membro da Frente Parlamentar Pró-Vacina, se reuniu ontem (8) em Rio Claro com o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) e abordou alternativas para auxiliar a prefeitura na aquisição de mais de vacinas contra a Covid-19.
O consórcio é coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pelo ex-prefeito de Campinas Jonas Donizzete.
O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas na pandemia do coronavírus teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses. A FNP não vai adquirir os mesmos imunizantes negociados pelo Ministério da Saúde. “Além da Frente, estou tratando desse assunto diretamente com o vice-governador Rodrigo Garcia para que tenhamos acesso às empresas que fornecem insumos, auxiliando e incentivndo o processo de compra das cidades”.
O deputado alega que o consórcio é um caminho mais rápido para uma solução que é urgente. “Já existe um contato que prefeituras do estado fizeram com um laboratório que já possui registro de uso da vacina no Brasil. Algumas cidades já discutem formas de viabilizar a aquisição dos imunizantes, e a frente pode ajudar a fortalecer esse movimento”.
Entre as formas citadas pela Frente de captar recursos privados para adquirir os imunizantes, estão movimentos da sociedade civil, aporte de empresas privadas e entidades que representem o agronegócio e a indústria.
LEITOS
Outro tema abordado no encontro na prefeitura foi o pedido de mais recursos para leitos, conforme pedido de Perissinotto, que se comprometeu a enviar recursos de emendas para Rio Claro.
Foto: Divulgação