Palmeiras e Grêmio decidem neste domingo (7), o título de campeão da Copa do Brasil 2020. No primeiro jogo, mesmo atuando fora de casa, o Verdão levou a melhor e venceu por 1×0, gol do zagueiro Gustavo Gomez.
Para o jogo de hoje, o Palmeiras não terá o zagueiro Luan, expulso na partida de ida, em Porto Alegre, por jogada violenta sobre o atacante Diego Souza, do Grêmio.
O Palmeiras, do técnico português Abel Ferreira busca mais uma conquista na temporada 2020, que ainda não terminou para o futebol brasileiro. A equipe alviverde já faturou o Campeonato Paulista, em cima do maior rival, o Corinthians e também a Copa Libertadores da América, sobre o Santos.
O Grêmio anunciou na última sexta-feira (5), a renovação de contrato com o técnico Renato Portaluppi, por mais uma temporada, a quinta, à frente do time gaúcho.
Nos últimos anos, Palmeiras e Grêmio vem se enfrentando em jogos decisivos de competições importantes. Foi assim em 2012, na semifinal da Copa do Brasil, quando o Verdão despachou o Tricolor gaúcho e levantou a taça. Depois, em 2016, pela mesma competição, o Grêmio deu o troco, nas quartas-de-final, e, coincidentemente também conquistou o título naquele ano. Em 2019, pela Copa Libertadores da América, o Grêmio levou a melhor, eliminando o Palmeiras, no estádio Pacaembu, em São Paulo, na fase quartas de final.
No confronto direto entre Palmeiras e Grêmio, em fase de “mata-mata”, já foram disputados 23 jogos, com 10 vitórias do Palmeiras, 8 vitórias do Grêmio e 4 empates. São 34 gols marcados pelo Verdão e 30 gols anotou o Grêmio.
Porém, o Grêmio leva vantagem sobre o Palmeiras em número de classificações, na disputa direta entre as equipes. O Grêmio obteve 6 classificações sobre o Palmeiras, e o Palmeiras apenas 4 sobre o Grêmio.
Para conquistar o quarto título de Copa do Brasil, neste domingo, o Palmeiras precisa de ao menos um empate. Já o Grêmio, na busca por sua sexta conquista, precisa de uma vitória por 2 gols de diferença. Se vencer por apenas 1 gol de diferença, o Grêmio leva a decisão para a disputa de pênaltis.
A arbitragem do jogo estará a cargo de Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Bruno Raphael Pires (GO). O árbitro de vídeo será: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
O jogo começa às 18 horas, e terá transmissão ao vivo da TV Globo para todo o Brasil.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Fernando Alves/AGI