A McLaren não perdeu tempo e, menos de 24 horas após lançar o modelo MCL35M, já levou o carro à pista para um teste de checagem de componentes. É o primeiro carro da temporada 2021 que entrou num circuito, no caso em Silverstone, na Inglaterra.
Por regulamento, a McLaren só pôde percorrer 100 km com o carro, já que tecnicamente a atividade é contada como “filmagem”. Tanto Lando Norris como o novo contratado Daniel Ricciardo guiaram o carro e a escuderia afirmou que não encontrou nenhum entrave com os motores da montadora alemã em seus primeiros testes.
Este ano, a McLaren retomou a parceria com a Mercedes para o fornecimento de motores. Durante 20 temporadas, de 1995 a 2014, a montadora alemã forneceu suas unidades ao time de Woking, que conquistou três títulos de pilotos, com Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008).
O chassis é o mesmo de 2020, mas todo o sistema de conexões internas e câmbio foram alterados para acomodar o motor.
A McLaren não vence uma corrida desde 2012, mas no ano passado fez uma boa temporada e foi a terceira colocada no Mundial de Construtores.
Alpine lança carro que marca volta de Alonso à F1 no começo de março
Já a equipe Alpine (antiga Renault) lançará seu novo carro, o A521, no dia 2 de março, num evento virtual e na mesma data do evento da Mercedes. Este será o modelo com o qual o bicampeão mundial Fernando Alonso voltará a correr na Fórmula 1 depois de duas temporadas de afastamento. O francês Esteban Ocon completará a dupla de pilotos em 2021.
No começo do ano, a Alpine divulgou uma pintura provisória do carro para homenagear o envolvimento da marca (pertencente à Renault) no automobilismo.
►Datas de lançamento dos carros da F1
15 de fevereiro – McLaren-Mercedes
19 de fevereiro – AlphaTauri-Honda
22 de fevereiro – Alfa Romeo-Ferrari
26 de fevereiro – Ferrari
2 de março – Mercedes
2 de março – Alpine-Renault
3 de março – Aston Martin-Mercedes
5 de março – Williams-Mercedes
A definir – RBR-Honda
A definir – Haas-Ferrari
Apesar de só apresentar carro em março, Williams realizou teste em Silverstone
Apesar de a apresentação do carro de 2021 da Williams estar marcada para o dia 5 de março, o time já começou a realizar testes com o modelo da atual temporada, o FW43B. A equipe de Grove mandou George Russell e Nicholas Latifi para a pista de Silverstone, nesta quarta-feira, como parte dos 100 km que os times têm disponíveis para ações de marketing e de filmagem.
Mais do que ações comerciais, a quilometragem permitida serve para que os times realizem o chamado “shakedown”, que é a primeira experiência com o carro para entender se todos os sistemas estão em pleno funcionamento. Ao que tudo indica, a atividade ocorreu sem problemas. Apesar de o time revelar apenas uma imagem borrada do carro na pista, o FW43B foi testado sem a pintura definitiva e com pneus Pirelli de demonstração.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação