Democracia e paradoxos
►DEMOCRACIA: “E puxaram meu tapete, impedindo-me de ser candidato”. Eis a democracia: escolher dentre os escolhidos por oligarquias perenes…
►DEMOCRACIA II: Tu pode cometer qualquer erro por escolha, menos de entregar a coisa pública para os donos do poder. Colocar a população sob jugo é canalhice…
►DEMOCRACIA III: Nos espaços d’onde a população deveria ter morada, impera o classismo burro. E até onde sabemos, assim será…
►DEMOCRACIA IV: Há uma tendência nítida do fim da ‘MPcracia”, os governos, a partir deste ano, devem “peitar” mais as ordens advindas das promotorias. É uma mudança nítida e um fragmento do governo Bolsonaro que inicia um novo período político no país…
►JORNAL ESCOLAR: Essa coluna foi idealizada para dar voz aos alunos da escola pública do projeto “Jornal do Camões’’ do prof. Antonio Archangelo, que hoje está na Escola Marciano de Toledo Piza com o nome de “Jornal Quincas Borbas” e nas escolas Zita de Godoy Camargo e Januário Sylvio Pezzotti. Nesta edição #27 passamos a iniciar esta nova fase.
►SABINADAS: Eu quero falar algo que incomoda muitos. O peso da influência sobre você. Você consegue encontrar em você a influência de terceiros? Ou você é assim mesmo?
►SABINADAS II: Não, eu digo que todos nós partimos de um ponto de vista, partirmos sob a influência de alguém que foi influenciado por outro alguém. É um ciclo, mas não pense que isso é ruim, não, isso é muito bom. É aí que está o repasse cultural. Nós temos cultura!
►SABINADAS III: Quando uma ideia de terceiro chega às suas mãos, não é simplesmente deixar ela te influenciar. Estaria sendo tolo se assim fizessem. É teu dever como ser pensante avaliar aquela informação que chegou ao teu conhecimento. Ao avaliar e considerá-la, deveis fazer uma discernida crítica.
►SABINADAS IV: Avaliar não é somente dizer que você acha que está correto ou não. É muito mais que isso. É você parar para observar aquilo por dentro, intrinsecamente. Pontuar as partes em que houve um conflito de discernimento e ponderar a respeito e tirar a tua conclusão.
►SABINADAS V: Somos todos sociólogos, portanto, que avaliemos aquilo que vemos em nossa sociedade! (Sabinada é escrita pelo aluno Kauhan Sabino – aluno da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza – sob supervisão do prof. Antonio Archangelo.)
Foto: Divulgação