A Casa de Saúde Bezerra de Menezes localizada na Avenida 25, no Bairro do Estádio, em Rio Claro, presta serviços à sociedade desde 1951 e novamente amplia os trabalho com a inauguração de uma nova Ala destinada a atendimentos particulares e outros convênios.
O novo espaço conta com 20 leitos para atendimento qualificado, a partir de 18 anos, de depressão, transtornos mentais, drogadição e demais problemas psiquiátricos. “Agregando qualidade ao atendimento, esta Ala foi totalmente reformada, sua hotelaria hospitalar renovada complementará os leitos que acolherão a demanda regional”, destacaram o presidente João Carlos Sanchez e o também administrador Aparecido Chagas do Nascimento.
Destaca-se a eficiência do atendimento multiprofissional oferecido pela Entidade, sua qualificada equipe de trabalho é composta por médicos clínicos e psiquiátricos, enfermeiro e técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutico, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e monitores, oferece ainda serviço de limpeza, nutrição, lavanderia e rouparia.
O Hospital completará 70 anos de atuação em Rio Claro neste ano de 2021, com atendimento de pacientes também da região. Neste último ano, assim como em diversos outros locais, também passou por adaptações para evitar que pacientes e funcionários sejam contaminados com o coronavírus.
A Casa de Saúde Bezerra de Menezes é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e é a única referência de internação Psiquiátrica através do Convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), na região, isso porque ao longo dos anos muitos hospitais especializados em outras cidades foram fechados, um dos motivos seria a falta de condições financeiras para se manter. Além de convênios com planos particulares de Rio Claro. Com a implementação da nova ala o hospital passará a contar com 134 leitos.
No total das cidades atendidas, a população média é de um milhão e meio de pessoas. Os tratamentos oferecidos são para esquizofrenia, drogadição alcoólica e outras drogas e depressão profunda. O paciente recebe um conjunto de atendimento. Assim que tem a saúde estabilizada volta para o núcleo familiar, diferente de antigamente, quando ficava anos internado. Antes de chegarem à Casa de Saúde, os pacientes devem passar pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), fazem a primeira avaliação, não havendo estabilização do paciente é encaminhado para internação.
Por Janaina Moro / Fotos: Divulgação