A vacinação contra a Covid-19 continuará nesta sexta-feira (12) em Rio Claro, sendo que neste dia serão vacinados exclusivamente os idosos com mais de 80 anos que estão com a vacinação agendada.
“Devem comparecer às unidades de saúde apenas estas pessoas que estiveram na unidade de saúde, não foram vacinadas na quinta-feira e tiveram a vacinação agendada para sexta-feira”, reforça Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, acrescentando que o município seguirá com a campanha de vacinação sob demanda espontânea à medida que novas doses da vacina forem fornecidas pelo governo estadual.
Na semana que vem, a expectativa do município é de retomar a vacinação na quinta-feira (18), após os pontos facultativos, porém isso está condicionado ao recebimento de novas doses, que estão previstas para serem enviadas.
Só na quinta-feira (11) foram aplicadas 1.625 doses de vacina, totalizando 10.102 doses aplicadas em Rio Claro. A procura pela vacinação nesta quinta-feira foi intensa, o que ocasionou filas, contudo o objetivo do município foi vacinar o maior número de idosos possível antes do recesso pelo ponto facultativo do carnaval. A Secretaria Municipal de Saúde lamenta qualquer inconveniente e observa que já estão sendo traçadas novas estratégias para melhorar o acesso da população idosa à imunização. “Agradecemos o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde, bem como dos parceiros que se prontificaram a realizar a vacinação dos seus idosos, diminuindo as filas nas unidades de saúde”, observa Suzi Berbert.
Todas as vacinas administradas em Rio Claro foram fornecidas pelo Sistema Único de Saúde e distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.
GRANDE PROCURA
A procura neste primeiro dia foi grande e, para atender a grande demanda, já pela manhã a Secretaria de Saúde reforçou equipes de vacinação nas quatro unidades básicas de saúde do município (Wenzel, Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29). Só na unidade da Avenida 29, onde houve maior concentração de atendimento, nas primeiras duas horas foram vacinados cerca de 250 idosos. Para atender essa demanda, foi aberta mais uma sala de vacinação na unidade e uma sala de cadastro, totalizando quatro salas.
Além das quatro unidades básicas, a vacinação é realizada em 16 unidades de saúde da família. A Secretaria de Saúde de Rio Claro reforça que é importante que, ao buscarem atendimento, as pessoas tenham como referência a unidade mais próxima de sua residência, para que não haja concentração nas unidades maiores. Também para melhor atender a demanda, o município fechou parceria com dois convênios de saúde para que os idosos conveniados fossem atendidos, de acordo com a faixa etária, por equipe do plano de saúde, reduzindo a procura por vacinação nas unidades do município.
Na semana que vem não haverá vacinação na segunda, terça e quarta-feira, e para que os idosos com mais de 80 não tivessem que esperar até quinta-feira para serem imunizados, já que o cronograma estadual prevê vacinação dos idosos com mais de 85 anos na semana que vem, Rio Claro antecipou essa vacinação. Outro fator que propiciou a antecipação do atendimento aos idosos com mais de 80 anos foi o ritmo da vacinação dos idosos com mais de 90 anos, com a demanda bastante reduzida nos últimos dias.
Foto: TV CLARET