Moradores de toda cidade avistaram uma fumaça escura saindo da região central do município na tarde dessa terça-feira (21).
O incêndio começou por volta das 13h30, próximo à Avenida 24-A, no bairro Vila Indaiá. Logo as chamas se alastraram pelo entorno, nas imediações da Rua 6-A, Avenida 22-A e Rua 3-B.
A área incendiada fica atrás dos muros que delimitam a área de ferroviária, que hoje é operada pela empresa Rumo Logística. Entretanto, segundo a empresa, o local é uma área não operacional e de não responsabilidade da concessionária. Porém, equipes de segurança da empresa e o Corpo de Bombeiros trabalharam no local para conter as chamas. Segundo informações obtidas pelo Centenário, a área é de responsabilidade da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS).
CHAMAS
O aposentado Nilton Escher, que mora nas proximidades, relatou o medo na hora que as chamas se alastraram. Outro vizinho, João Souza, disse que as chamas se espalharam rapidamente devido ao vento forte.
De acordo com um funcionário da empresa Rumo, o fogo teria começado mais cedo, sendo contido pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, posteriormente, recomeçou. Segundo o funcionário, não houve feridos e nenhuma parte da empresa foi danificada, apenas atingindo mato, vagões velhos e um barracão sem uso.
Segundo o Capitão Araújo, diretor da Defesa Civil de Rio Claro, as chamas conseguiram ser contidas por volta das 19 horas, sendo que o serviço de rescaldo na área ficou sob responsabilidade da equipe da Rumo Logística. O capitão informou ao Diário do Rio Claro que a equipe da Defesa Civil deve retornar ao local nesta quarta-feira (22) para verificar a extensão dos danos causados pelo fogo.
“À noite não é possível verificar, mas retornaremos nesta quarta-feira para uma avaliação”, explicou. Para conter as chamas, trabalharam a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a brigada da empresa Rumo.
ÁREA
O trecho atingido pelas chamas, frequentemente, era alvo de reclamações de moradores devido ao mato alto e abandono.