Luci é uma adolescente que sonha em ser famosa. Para alcançar esse sonho, ela decide criar um canal no Youtube. Este é o enredo do livro de estreia da rio-clarense Marina Gonçalves, que acaba de ser lançado pela editora Fora da Caixa.
Ao Diário do Rio Claro, Marina conta que escreveu e ilustrou toda a história. “No início, eu e a Editora Fora da Caixa conversamos sobre possíveis temas. Eu sugeri alguns e ela também. Acabamos ficando com uma das sugestões que ela propôs, que era a saga de um(a) menino(a) que queria ser famoso(a), e para isso cria um canal no Youtube e parte à procura de inscritos para seu canal. A partir disso eu escrevi um roteiro simples, mandei para aprovação e melhoramos alguns pontos”, relata.
Após as conversas com a editora, a história ficou decidida e pronta, com as belas ilustrações da autora. “Luci é uma adolescente que sonha em ser famosa. Para alcançar esse sonho, ela decide criar um canal no Youtube. Porém, como sabemos, não basta apenas criar o canal, é preciso muita divulgação e muito esforço para criar conteúdos interessantes, especialmente um que já não esteja saturado. Ela e seu companheirinho, um cão SRD, passam por diversas situações para tentar realizar seu sonho”, descreve Marina, que assegura que a segunda parte da história já está sendo pensada.
A inspiração veio de momentos cotidianos. “Muitos elementos da história eu me inspirei na minha própria vida. Tem muitas referências de amigos e familiares. Por exemplo, o nome e design do Lupi (cachorrinho da personagem principal) foi inspirado em um cachorro que realmente existiu, mas que infelizmente já faleceu. Foi uma homenagem. E também, logo na primeira página, a mãe de Luci acorda ela aos berros, coisa que minha mãe fazia muito na época de escola porque eu dormia demais! Nunca gostei de acordar cedo. Essa são apenas duas, mas o quadrinho está repleto de inspirações da vida cotidiana.”
Sobre a procura pela publicação, Marina diz que a pandemia dificultou muito, pois os eventos que normalmente impulsionam as vendas não aconteceram presencialmente. “Por causa da pandemia, o lançamento precisou ser online, através do Artist’s Valley, no evento CCXP. A procura é menor que em um evento presencial, mas mesmo assim superou minhas expectativas”, avalia.
A AUTORA
Marina desenha desde sempre, mas começou a levar o hobby profissionalmente a partir dos 18 anos. Alguns anos mais tarde concluiu a formação em Artes Visuais, na FAAL em Limeira. Hoje, trabalha como ilustradora freelancer, há cerca de sete anos, realizando desenhos para livros infantis, jogos digitais e de tabuleiro, estampas para camisetas, entre outros.
Da sua trajetória consta um livro infantil feito em parceria com sua mãe, que escreveu a história. Também tem alguns clientes de destaque, dentre eles o Estúdio Grim Panda, sediado nos EUA, que realiza trabalhos para grandes marcas como Coca-Cola, Candy Crush, entre outros. Outro trabalho do qual se orgulha em ter participado foi uma série de estampas para roupas com temática da flora em extinção no mundo; um lindo projeto feito para a ONG Oya da Suiça.
Marina conta que quando começou as aulas no curso de desenho do Estúdio Corvo, os professores a mostraram os diversos ramos de trabalho dentro do desenho, foi quando percebeu que era possível trabalhar com arte.
Para adquirir o “Quero ser Famosa” em edição especial com poster, as vendas estão disponíveis pelo link: http://www.livrariaforadacaixa.com.br/generos/hqs-graphic-novel/pre-venda-quero-ser-famosa-poster
Por Vivian Guilherme / Fotos: Divulgação