Neste domingo (31), é celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental. Chamando a atenção para data, a BRK Ambiental, concessionária responsável pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto de Rio Claro, destaca a importância da profissão para o saneamento, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.
O engenheiro ambiental e coordenador de operações da concessionária, Luís Henrique Batista Ramos, ressalta que a função principal da profissão é assegurar que a interação do homem com a natureza seja sustentável. “Atuamos para garantir o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”, explica.
Com quase nove anos de formação e há sete na BRK Ambiental, Luís Henrique afirma que, no saneamento, a principal atividade do engenheiro ambiental é desenvolver técnicas e monitorar processos que assegurem uma operação eficiente dos sistemas instalados e, assim, colaborar para a preservação do meio ambiente e garantir o uso sustentável de recursos. “O profissional prevê o impacto ambiental causado por alguma intervenção ou processo, para então mitigar ou anular o impacto. A gente avalia como será a intervenção e propõe medidas para mitigação dos impactos”, afirma.
Como coordenador de operações na BRK Ambiental, Luís Henrique acompanha e analisa todo o processo de coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado no município.
“Com o esgoto tratado, preserva-se os mananciais e melhora a qualidade de vida da população. Quando não há saneamento – o que não é o caso de Rio Claro – geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. E, ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, o resultado é percebido no meio ambiente e na saúde pública. Tais ações permitem a redução da incidência de doenças patogênicas e, ainda, preserva a qualidade dos recursos hídricos”, afirma.
Satisfeito com a profissão que escolheu, o coordenador de operações da BRK Ambiental mostra-se orgulhoso por contribuir com as boas práticas ambientais. “Considero que fiz a escolha certa. Sou feliz, gosto de ser engenheiro ambiental. Escolhi a profissão para promover o equilíbrio entre as atividades humanas e suas interações com meio ambiente, e para contribuir com a preservação dos recursos naturais finaliza.
Foto: Divulgação