Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Escola Rio Claro, em Rio Claro, foi aprovado no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Ele conquistou a vaga no curso de Desenvolvimento de Sistema entre os dez primeiros colocados.
O rapaz faz parte do grupo de 98 adolescentes da Fundação CASA aprovados nos processos seletivos das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. Para o ensino técnico foram 86 adolescentes selecionados, enquanto 12 passaram para as Fatecs.
Os aprovados representam 41,5% dos 236 jovens na Instituição inscritos para as seleções do primeiro semestre de 2021.
O jovem Elton (nome fictício), de 17 anos, já foi convocado na primeira lista de chamada e matriculado. “Ele encara esta conquista como uma possibilidade de mudança de vida”, comentou o coordenador pedagógico do centro socioeducativo, Glaucio Aparecido da Silva.
“A formação técnica e tecnológica é meio para que esses adolescentes tenham uma formação que proporcione a possibilidade de melhor inserção no mercado de trabalho, cada vez mais especializado e competitivo”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
Assim como ocorreu na última edição do Vestibulinho e do Vestibular, a seleção para o primeiro semestre de 2021 se deu por meio da análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.
A mudança do critério foi para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.
Foto: Fundação CASA/Eliel Nascimento