A corrida de classificação para as 24 Horas de Daytona disputada no domingo foi de completa alegria para a tripulação do Cadillac DPi #31 da equipe Action Express.
Formado pelos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani – e que vai ser completado no próximo fim de semana também por Mike Conway e Chase Elliott-, o time venceu a prova que definiu o grid de largada das 24 Horas de Daytona e, consequentemente, assegurou a pole-position de uma das principais corridas do calendário do endurance e do esporte a motor em 2021.
A corrida, com duração de 1h40min, foi disputada inicialmente com pista molhada, o que proporcionou um desafio a mais para as 47 duplas que largaram. O novo regulamento para a definição do grid para Daytona diz que somente dois pilotos, dos três ou quatro que cada tripulação tem na sua escalação para a corrida principal, com largada no próximo sábado, puderam ser escalados para a corrida de classificação.
Vale lembrar que a equipe havia garantido a pole da corrida classificatória no sábado, mas uma inspeção realizada pela organização do IMSA SportsCar detectou que o carro estava fora do peso mínimo. Assim, o Mazda DPi de Oliver Jarvis e Harry Tincknell saiu na frente no domingo.
No entanto, logo depois da largada perdeu a liderança para Kevin Magnussen, que fez sua estreia no IMSA SportsCar como piloto da Ganassi. Nasr, responsável por largar com o Cadillac #31, pulou de sexto no grid de largada para quarto, fazendo valer a enorme experiência a bordo do protótipo em Daytona.
Em uma prova bastante movimentada em todas as classes, Nasr e Derani foram os protagonistas, crescendo ao longo da corrida e ganhando muitas posições.
A dupla brasileira assumiu de vez a liderança após ultrapassar o Cadillac #5 da JDC-Miller, pilotado por Tristan Vautier. Pipo Derani completou o trabalho da tripulação da Action Express e cruzou a linha de chegada com 3s664 de frente para Harry Tincknell, companheiro de equipe no Mazda #55 de Oliver Jarvis na corrida de classificação.
Ao site oficial do IMSA, Nasr e Derani falaram sobre a jornada frustrada de sábado sábado. “Regras são regras, mas não deixamos a frustração nos abater. Foi tudo sobre manter nossas mentes focadas. Quando vimos que o tempo estava mudando, sabíamos que uma oportunidade estava por vir. Isso é automobilismo. Tiramos proveito do que veio e abrimos nosso caminho na pista. Foi incrível”, definiu Felipe.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação