A prefeitura de Rio Claro vai aprofundar o uso da tecnologia para tornar a gestão pública mais eficiente. O município passará a utilizar a plataforma online “Bright Cities”, que reúne, analisa e conecta dados diversos para traçar diagnósticos. “É um recurso que adotaremos sem custos para o município e que oferece ferramentas necessárias para melhorar os serviços, a gestão pública e a qualidade de vida”, destaca o prefeito Gustavo Perissinoto, que na semana passada reuniu-se no paço municipal com representantes da empresa, além do secretário municipal de Governo, Anderson Christofoletti, e da superintendente do Arquivo Público Municipal, Mônica Frandi Ferreira.
O uso da “Bright Cities” é o primeiro passo para que Rio Claro se converta em uma cidade inteligente. A plataforma, desenvolvida no Brasil por pesquisadores e cientistas da Unicamp, analisa dados de mais de 150 indicadores em dez áreas da gestão pública – educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, tecnologia e inovação, saúde, segurança e urbanismo –, permitindo diagnóstico e sugerindo roteiro de soluções.
De acordo com Anderson Christofoletti, o uso da plataforma vai ajudar a administração também permitindo maior rapidez na tomada de decisões. “Teremos à mão informações consistentes de forma ágil”, explica o secretário de Governo.
A “Bright Cities” já é utilizada em cidades como Riad, centro financeiro da Arábia Saudita, Curitiba, Campinas, Aracajú, Cataguases e Juazeiro do Norte, entre outras. Segundo os representantes da empresa que se reuniram com o prefeito de Rio Claro, na avaliação de gestores que já utilizam o serviço a plataforma “proporciona entendimento aprofundado do próprio município e traz exemplos de boas práticas administrativas de outras cidades do mundo”.
A “Bright Cities” mantém um banco de dados com mais de mil iniciativas classificadas, muitas delas sem custo algum para os cofres públicos. Além disso, mapeia tecnologias disponíveis no mercado para atender as demandas identificadas.
Foto: Divulgação