O crime começou com uma tática bem usada pelos criminosos para aplicar golpes, eles buscam suas vítimas através de ligações telefônicas, na qual dizem que estão com algum familiar da vítima, fazem ameaças e afirmam que só vão libertar o parente após pagamento da vítima. A partir daí dão todas as coordenadas, infelizmente, muitas pessoas caem no golpe e acabam seguindo as instruções. No caso da idosa, ela afirmou aos policias logo quando foi encontrada, que recebeu ligação telefônica em sua casa por volta das 2 horas do domingo (24), os bandidos disseram que seu filho estaria sequestrado e que ela deveria entregar dinheiro para a libertação e foi dissuadida a sair de casa e se hospedar em um hotel na cidade de Piracicaba, posteriormente, uma mulher não identificada foi ao seu encontro e pegou cerca de R$ 2.400,00, um anel de ouro e um par de brincos de ouro branco.
Em seguida, os sequestradores determinaram que a vítima fosse de Piracicaba até Rio Claro, durante o deslocamento a mesma mulher que havia pego o dinheiro entrou no veículo, assumiu o volante e dirigiu até o hotel onde a vítima foi encontrada.
Em seguida, a mesma mulher retornou no hotel levando alimentação, remédios e materiais de higiene, ainda gravou o vídeo que foi enviado ao filho da vítima como forma de compelir a família a pagar o resgate solicitado. A idosa informou que ficou na linha telefônica recebendo ameaças até o momento da chegada das equipes.
A PRISÃO
A ocorrência foi registrada pelo BAEP por volta das 18h35 do domingo (24). Durante patrulhamento de ações especiais de polícia pela cidade de Piracicaba, os policiais do 10º BAEP foram informados sobre um possível sequestro, de imediato as equipes iniciaram um patrulhamento, posteriormente surgiram novas informações dando conta que o veículo da vítima estaria em Rio Claro, após o veículo ser localizado, os policiais tomaram conhecimento de um vídeo através do filho da mulher, vítima da ocorrência, em que ela aparece em um quarto de hotel, vídeo este gravado pelos sequestradores a obrigando dizer que estava tudo bem e que seu filho mandasse o dinheiro que era solicitado pelos criminosos.
De posse das informações, foram verificados alguns hotéis próximos do local que o veículo estava abandonado e a vítima foi encontrada em um estabelecimento hoteleiro nas proximidades pela Rua 1, Centro de Rio Claro. A idosa foi encontrada sozinha e passou as informações aos policias. Após os detalhes passados pela vítima, os policiais realizaram algumas diligências realizadas em farmácias próximas ao local em que a vítima foi encontrada, foram informados que uma mulher comprou os mesmos produtos no local que foram encontrados no quarto, sendo possível colher a qualificação da mulher de 29 anos envolvida no crime, e com a identificação foi possível localizá-la após um breve patrulhamento. Ela admitiu o ilícito, informando que recebeu uma ligação de um indivíduo conhecido por “Juninho” que solicitou que ela se deslocasse ao pedágio da Rodovia Fausto Santomauro para que dirigisse um veículo Honda Fit branco que estava com a idosa e que inclusive pagasse o pedágio, e que deslocasse até o Hotel e a acomodasse, informou ainda que pegou o dinheiro com a vítima e o colocou em um poste próximo ao campo de aviação, atitudes estas orientadas por “Juninho”, que deslocou até a farmácia comprando os produtos e os levando de volta ao Hotel, que dentro do quarto fez um vídeo da idosa declarando estar sequestrada, porém sendo bem tratada e solicitando o dinheiro, e que enviou tal vídeo a “Juninho” e saiu do Hotel levando o celular da vítima, e não informou onde o deixou.
Com a detida foram localizados dois celulares e a quantia de R$ 1655,00. Diante dos fatos foi dada voz de prisão para a mulher encaminhando partes e objetos a 1° DIG de Piracicaba, onde foi confeccionado o auto de prisão em flagrante delito em desfavor da mulher pelo crime de extorsão mediante sequestro, permanecendo à disposição da justiça. Veículo e pertences devolvidos à vítima.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação