Durante o ato de vacinação contra a Covid-19 das primeiras pessoas em Rio Claro, o prefeito Gustavo Perissinotto conversou com a equipe do Diário do Rio Claro e destacou a importância da data com a chegada das vacinas. “O dia de hoje é um dia simbólico que marca o primeiro dia de vacinação. A vacinação efetivamente começa nesta sexta-feira nos grupos determinados no Plano Nacional de Imunização. Primeiro serão os profissionais da linha de frente que estão colocando a vida em risco, os profissionais da saúde. A rede pública e privada já receberão doses da vacina”, disse.
Rio Claro já havia apresentado o esquema que será feito para a vacinação no município. “Já estamos preparados, apresentamos o plano, aliás, Rio Claro foi uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a apresentar o plano de imunização. Temos que pensar logisticamente, a vacina chega aqui o que faremos com ela? Onde serão vacinadas as pessoas, quem fará a vacinação, as pessoas estão preparadas? Tudo isso foi pensado nos primeiros 15 dias do nosso governo e foi entregue e apresentado na segunda-feira, o que me deixa muito feliz”, observa.
Apesar da chegada da vacina, o prefeito ressaltou que as pessoas devem se conscientizar e não abandonar os cuidados. “A Covid ainda está entre nós. É muito importante que a população esteja alerta, mantenha as medidas de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, estamos em alta ainda. Os casos no país todo estão aumentando, a gente não pode deixar de se cuidar, porque é uma doença séria”, alerta.
De acordo com o boletim da Fundação de Saúde divulgado ontem (21), a cidade de Rio Claro conta com 7.359 casos de Covid. O prefeito Gustavo Perissinotto foi um desses pacientes e chegou a ficar internado por causa da doença. “Eu passei por isso, sofri muito, minha família sofreu, porque são muitas incertezas, vamos nos cuidar, eu sei que ninguém mais aguenta, está esgotado, mas agora que a vacina está chegando, não vamos parar, vamos nos cuidar, manter o distanciamento que a gente vai vencer essa batalha”, ressalta.
FASE VERMELHA
Sobre a possibilidade de Rio Claro regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo, o prefeito ressaltou: “Nós estamos respeitando as decisões do Plano do Governo de São Paulo, porque já foi decidido em diversas decisões judiciais que aquilo que o governador determina deve ser acatado, várias foram as cidades que tiveram algum tipo de enfrentamento e o judiciário acabou impondo o segmento das regras do Plano SP. Então estamos de acordo, é uma coisa que respeitamos, a partir daí o que devemos fazer é a nossa parte. Esse é o primeiro passo que representa esperança, a gente não pode esmorecer, não pode facilitar porque é uma doença muito perigosa e a gente ainda está entendendo ela, então é necessário a gente se cuidar”, recomenda.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação