Entrou em operação nesta semana um novo sistema de atendimento da Patrulha Maria da Penha, organizada pela Guarda Civil Municipal de Rio Claro. Atendendo atualmente 350 vítimas com medidas protetivas, a Patrulha realiza visitas periódicas e faz o acompanhamento das vítimas.
Segundo Rodrigo Servidoni, sub comandante da GCM, anteriormente, o cadastro era realizado em fichas de papel que eram anexadas às medidas protetivas e continham informações diversas com um número de controle. “Essas fichas eram arquivadas em pastas que ficavam em arquivos mortos, quando revogadas. E as ativas, 350 cadastros, em pastas que ficavam nas viaturas”, comenta Servidoni, informando que eram cerca de 450 cadastros revogados.
Ele explica que o cadastro é feito através da chegada da medida protetiva, que é enviada pelo Fórum através de e-mail. “Antes, essa medida protetiva era impressa e repassada para as equipes da patrulha, agora, são formatadas e as informações são inseridas em planilha no tablet que fica com as meninas da Patrulha.”
Com a informatização do sistema, Servidoni conta que as equipes têm acesso rápido aos dados e informações. Além disso, um número de Whatsapp foi criado. “Ele será monitorado pelo tablet que ficará em posse da Patrulha. Se houver um chamado de socorro, elas acionam o CECOM, pedem apoio de outra viatura e se deslocam com mais rapidez até o local, podendo prender o agressor em flagrante. A vantagem é a rapidez do atendimento e a maneira silenciosa e eficaz que a vítima terá para pedir ajuda”, comenta.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação