Foi um vareio de bola, como diriam os torcedores mais tradicionais. Nem o mais otimista torcedor palmeirense poderia prever tamanho domínio técnico e tático durante os 90 minutos, na vitória do Palmeiras sobre o Corinthians por 4×0, em partida disputada na Arena Allianz Parque, em São Paulo, na última segunda-feira (18), válida pelo Campeonato Brasileiro.
A última vitória palmeirense sobre o maior rival pelo mesmo placar, havia acontecido há 17 anos, quando as equipes se enfrentaram no Estádio Morumbi, dia 2 de maio, também pelo Brasileirão.
Ao longo da história são 368 confrontos, sendo 129 vitórias do Palmeiras, 128 do Corinthians e 111 empates. Até aqui o Palmeiras marcou 525 gols e o Corinthians balançou as redes do Verdão 485 vezes, totalizando a expressiva marca de 1010 gols nos confrontos entre os maiores rivais do futebol brasileiro.
Na partida vencida pelo Palmeiras, na última segunda-feira (18), o técnico Abel Ferreira não poupou jogadores e colocou em campo, o que tinha de melhor, exceção ao zagueiro Gustavo Gomes, que se recupera de lesão.
O Corinthians até que começou bem o jogo, com duas oportunidades de gol, através dos zagueiros Gil e Jemerson, que tentaram de cabeça, mas sem sucesso.
Tocando melhor a bola e com jogadas de aproximação entre os jogadores de meio-campo e ataque, logo o Palmeiras passou a dominar as ações ofensivas da partida e aos 33 minutos do primeiro tempo, chegou ao primeiro gol com Rafael Veiga, batendo de esquerda, dentro da área, sem chance para o goleiro Cássio.
O segundo gol alviverde aconteceu já nos acréscimos, com Luiz Adriano, aproveitando com categoria, boa assistência de William, lance que precisou ser confirmado pelo VAR.
Na segunda etapa, o panorama da partida continuou o mesmo, com o Palmeiras tocando bem a bola, e o Corinthians exagerando nas ligações diretas da defesa para o ataque o que facilitava a vida da defesa do Verdão, bem postada.
O terceiro gol do Palmeiras, foi um golaço, com Rafael Veiga, novamente, em chute certeiro, no canto esquerdo baixo de Cássio, aproveitando uma ajeitada de bola açucarada do centro avante Luis Adriano, em noite inspirada.
Pra fechar a conta, veio o quarto gol, depois de recuo de bola mal feito do volante Gabriel, do Timão que, Luis Adriano, aproveitou, chegando na bola, antes de Cássio e tocando para o fundo das redes.
O placar dilatado a favor do Verdão, de certa forma, causou surpresa, porque o Corinthians vinha de uma reação muito boa no campeonato, colecionando vitórias, a última, por goleada, sobre o Fluminense.
Amanhã, o Palmeiras, já volta à campo pelo Campeonato Brasileiro, quando enfrentará o Flamengo, em Brasília, no estádio Mané Garrincha.
E o Corinthians, após juntar os cacos e digerir a goleada sofrida, recebe em seu estádio o Sport Recife, também na próxima quinta (21), buscando a reabilitação no Campeonato Brasileiro.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Marcello Zambrana/AGIF