O sonho dourado dos clubes sul-americanos, nem tanto dos clubes europeus, é o Mundial de Clubes da FIFA. Cabe explicação. Os clubes europeus, os mais poderosos, pelo menos, encaram a competição como apenas mais uma disputa do calendário anual do futebol, ainda que não admitam o fato publicamente.
A menina dos olhos de Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Bayern de Munique e, mais recentemente, PSG da França, é a Champions League, promovida pela UEFA, também todos os anos.
Ironicamente, disputar o Mundial de Clubes da FIFA, é consequência de levantar a taça de campeão da Champions, cuja conquista, dá direito à vaga no Mundial.
A edição do Mundial de Clubes da FIFA 2020 será disputada este ano, no período de 1º a 11 de fevereiro. Um mês atípico e que foge à tradição da disputa, sempre realizada no mês de dezembro. A pandemia que assola o mundo é a razão para o remanejamento no calendário. E também já causou uma baixa entre as equipes participantes.
O time do Aucklandy City da Nova Zelância, que já participou de 9 edições do Mundial de Clubes da FIFA seria novamente o representante da Confederação de Futebol da Oceania, mas não obteve permissão para viajar ao Qatar, sede do mundial, por causa das medidas de quarentena exigidas na Nova Zelândia.
Os jogos da segunda fase, serão disputados no dia 4 de fevereiro, às 11 horas e às 14h30, respectivamente. As semifinais acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 15 horas. E a grande final, no dia 11 (uma quinta-feira), às 15 horas, também.
Já garantiram participação no Mundial de Clubes da FIFA, as equipes do Bayern de Munique (campeão da Champions League e grande favorito ao título), Al-Ahly do Egito (campeão da Liga dos Campeões da CAF – Confederação Africana de Futebol), Ah-Duhail do Qatar (país sede), Tigres do México (campeão da Concachampions), Ulsan Hyunda da Coréia do Sul (campeão da Liga dos Campeões da Ásia) e ainda, o campeão da Copa Libertadores da América, que será conhecido no dia 30 de janeiro, data da final entre Palmeiras e Santos. No total, 6 equipes de várias partes do mundo estarão buscando a consagração máxima para um clube de futebol.
Antes da bola rolar, haverá o sorteio que definirá os confrontos iniciais. Os times representantes da Conmebol e da UEFA (sul-americano e europeu, respectivamente) já entram direto na fase semifinal. Seus adversários, porém, serão conhecidos em sorteio das chaves, que será realizado na sede da FIFA, na próxima terça-feira (19), às 10h (de Brasília).
Os jogos do Mundial de Clubes da FIFA serão disputados em estádios modernos e bonitos, mas sem a presença de público, devido à pandemia do Covid-19.
A partida válida pela segunda fase e a semifinal que terá o clube representante da Conmebol será disputada no estádio Internacional Kalifa. A semifinal que terá o clube representante da UEFA será jogada no estádio Ahmad bin Ali. E a grande final da competição terá por local o estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan, que ainda receberá os jogos válidos pelas disputas do terceiro lugar e do quinto lugar.
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: Corinthians Club World Cup 2012