A capacidade de realização de um profissional é fundamental para o sucesso, mas não significa, necessariamente, que seja requisito para sua entrada e para sua permanência no mercado de trabalho.
A afirmação “quem não é visto não é lembrado”, atribuída a um provérbio português, nunca foi tão importante e verdadeira como nos nossos dias.
Em tempos onde a comunicação e a informação não estão presas a limites físicos, saber quem você é e o que você faz pode significar um futuro promissor para sua carreira e para seus negócios.
Você pode até ter uma excelente formação, uma experiência interessante, porém, se não cuidar de seus relacionamentos, terá uma dificuldade muito grande para avançar no mercado e na sua profissão.
A rede de relacionamentos, também conhecida como networking, tem sido colocada atualmente entre as três principais formas de alavancar a carreira profissional e os negócios de uma empresa.
Mas engana-se quem acredita que para isso basta colocar uma foto nas redes sociais todos os dias. Gerenciar sua rede de relacionamentos vai muito além disso. É preciso estar muito atento à forma como você é visto, pois é assim que você será lembrado.
Você deve ter em mente que, em primeiro lugar, sua rede de relacionamentos expressa de uma forma muito clara quem você conhece e não quanta gente você conhece.
Essa premissa é essencial para o entendimento de profissionais e empresas que muitas vezes se aventuram em estabelecer relacionamentos sem se preocupar com a qualidade das conexões estabelecidas.
Com o advento e com a “democratização” das redes sociais, tudo ficou muito fácil e, ao mesmo tempo, muito perigoso, principalmente para aqueles que desejam transmitir uma imagem ética e responsável ao mercado.
Definido como sendo a capacidade que uma pessoa – seja ela física ou jurídica –, tem de se relacionar com outras pessoas ou grupos com interesses e objetivos comuns, o networking possibilita boas oportunidades profissionalmente. Mas é importante se atentar para as palavras interesses e objetivos que compõem a definição do termo.
Uma rede de relacionamentos pautada pela ética preocupa-se em agregar pessoas de potencial e que no futuro poderão ser seus fornecedores, funcionários, parceiros de negócio e até seus sócios.
O networking é uma ferramenta importante, poderosa e necessária em várias circunstâncias. Ela demonstra a qualidade de seu principal ativo, que é o seu capital social.
Além disso, uma rede de relacionamentos sólida e positiva contribui para propagar valores para uma sociedade mais justa e solidária.
Estamos vivendo uma mudança sem precedentes na vida das pessoas e de seus relacionamentos, portanto, cuidar da sua rede de contatos é fator de sobrevivência profissional e referência social.
Afinal, você não está sozinho numa ilha! Até…
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Por Prof. Moacir Martins Junior