Pequenos atos do dia a dia podem mudar muito o nosso redor, principalmente, dentro de nossa própria casa ou apartamento, pois sustentabilidade é algo que podemos lidar como se não fosse um bicho papão. Manter o chuveiro na estação verão ou deixá-lo desligado em dias quentes faz com que você economize e inclua a sustentabilidade em seus hábitos diários.
Mudanças são possíveis e hábitos sustentáveis devem ser adquiridos com o tempo, pois nosso planeta está pedindo socorro e você verá que sua ajuda faz muita diferença, mudando uma lâmpada, por exemplo. Use lâmpadas LED, elas puxam menos energia e deixam sua casa mais ecofriendly. Apesar de serem mais caras as lâmpadas LED tem maior durabilidade, são ecologicamente corretas e mais econômicas
Outra opção importante é a energia solar, que chegou para mudar nossa maneira de consumir energia, porém ainda é um investimento elevado. Mas trata-se de um custo benefício, pois as vantagens são inúmeras e valerá a pena o retorno. A energia solar é uma forma de energia limpa, sem nenhum poluente, além de ser responsável, portanto é um investimento que vale a pena.
Outra dica importante é optar por móveis ecofriendly ou recicláveis. Reciclar móveis deixa a casa personalizada, pode ser um item novo e você transformá-lo do seu jeito, são os mais variados materiais que podemos encontrar, inclusive móveis feitos de bambu. Atualmente temos muitos DIY – do it yourself, na tradução: faça você mesmo, que ensinam a partir de coisas usadas fazer móveis novos, como puff de pneu velho, canos de PVC para fazer uma arara, etc.
Móveis rústicos e materiais recicláveis também são outra opção, como por exemplo, se você gosta de móveis rústicos a madeira de demolição é ótima para mesas de jantar, mesas de centro e criado mudo, são materiais muito duráveis, que podem servir para sua casa nova e para outra que adquirir futuramente, pois costumam durar muito. Na hora da reforma também carros de ferro e bambus podem ajudar na escolha dos móveis.
Outra dica importante é reutilizar a água da chuva que pode ser usada para dar descarga nos vasos sanitários, lavar pisos e calçadas, isso pode ser feito instalando um sistema de calhas, proporcionando economia no final do mês. E se isso não for possível usar sempre a água de maneira consciente, seja para escovar os dentes, tomar banho, lavar calçadas e carros, lavar roupas e louças, etc. As pessoas tratam a água como se fosse eterna, mas infelizmente não é, ela é um dos bens mais importantes da humanidade. Também instalar aeradores nas torneiras é um fator que ajuda a diminuir o consumo diário.
Cultivar plantas é essencial para deixar o ambiente arejado, dando bastante ar ao cômodo, opte por fazer uma hortinha e colocar pelo menos uma planta em cada cômodo da casa. Se optar pela horta, nada melhor que colher aquele tempero fresquinho para dar um sabor especial em sua comida. Além disso o ambiente fica mais belo com as plantas.
Com pequenas atitudes sustentáveis no dia a dia, você cuida mais do mundo em que vive e esses cuidados dentro de casa vão fazer grande diferença no futuro. Tornar nosso mundo um pouco mais verde, apagar a luz quando não tem ninguém no cômodo, etc. São exemplos de mudanças que começam conosco.