A Fundação Florestal, afim de evitar possíveis acidentes e transtornos aos visitantes e usuários, informou que, devido às fortes chuvas que assolaram Rio Claro e região nos últimos dias, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade estará fechada neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de janeiro.
Foi informado também que os trabalhos de remoção de árvores em risco de queda continuarão sendo realizados entre os dias 18 e 22 de janeiro e preparam a Unidade para uma recepção mais segura ao público. “Portanto, é necessário o Fechamento da Unidade para visitações neste período. A FEENA é predominantemente formada por eucaliptos, plantados há muitos anos e podem ser vistos nas trilhas autoguiadas. Nesse verão, mais de 128 troncos de árvores caídas foram retirados dos principais acessos da Unidade”, informou a nota.
As equipes realizarão os trabalhos seguindo o Programa de Manejo Florestal e de Recuperação de Áreas Degradadas, que inclui um inventário arbóreo com informações sobre suas condições físicas e biológicas, localização, espécie e quantidade da madeira a ser manejada. Dentre as ações previstas, está a retirada de árvores caídas ou com risco de queda, o que trará mais segurança ao público.
O estudo de risco de queda de árvores inclui a avaliação do estado fitossanitário da copa, do tronco e da base; de senescência; do solo; grau de inclinação; tortuosidade do tronco; injúrias mecânicas; e a presença de pragas, considerando-se uma distância de até 30 metros das estradas de acesso, principais aceiros e trilhas.
A remoção da madeira também contribui para a prevenção de incêndios florestais, visto que o material é propagador de fogo, especialmente nas temporadas de calor e de clima seco. Tanto o inventário, quanto o planejamento das ações de manejo florestal, foram aprovados pelo Ministério Público Estadual, por meio do GAEMA de Piracicaba; do Conselho Consultivo da FEENA e da CETESB.
Foto: Divulgação