Reduzir o lixo a zero em sua empresa é possível e a redução na geração de resíduos é uma prática sustentável. Devemos incorporar práticas à rotina da organização como o reaproveitamento e descarte correto de resíduos, adotando diversas inciativas.
Existe uma iniciativa internacional o movimento lixo zero, com a proposta de zerar o mínimo de lixo possível – consiste em um movimento que segue a Política 5R’s, que consiste em 5 ações para reduzir a geração de resíduos, seu principal objetivo é reduzir o consumo, mas nem sempre isso é possível, por isso a empresa deve levar em consideração o impacto de resíduo gerado e como reutilizá-lo da melhor forma.
Conforme o Ministério do Meio Ambiente os 5R’s da política são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. O sucesso das iniciativas ambientais no local de trabalho será definido de acordo com cada uma dessas ações. Essa política permite às empresas não focar somente na reciclagem, mas adquirirem uma reflexão crítica sobre o consumismo.
A primeira dica é diminuir as lixeiras reciclando mais resíduos, essa é uma solução boa e sustentável. Muitas vezes é disponibilizado aos colaboradores várias lixeiras e a falta de conhecimento e interesse em programas de coleta seletiva faz com que todo tipo de lixo se misture nos coletores, dificultando a separação e a destinação mais viável, impedindo que tenham consciência da importância da redução de resíduos. Tudo é feito automaticamente, sem perceberem a quantidade de resíduo gerado na organização.
Para mudar esse contexto, e os colaboradores começarem a criar consciência, deverá ser criado pontos de coleta seletiva na empresa, separadas em lixeiras de recicláveis, orgânicos e rejeitos, bem demarcadas, para que cada colaborador possa descartar o lixo de forma correta.
Uma segunda dica é procurar fazer compras a granel, onde os produtos podem ser embalados em embalagens únicas, como exemplos substituir sacos por bags, pois esses bags podem ser reutilizados várias vezes. Optar por containers em substituição aos tambores, pois os containers tem uma capacidade volumétrica maior e podem ser diversas vezes reutilizados.
A terceira dica é fazer uma gestão de resíduos eficiente, reduzindo os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, garantindo um melhor aproveitamento dos mesmos, considerando a saúde humana e o meio ambiente.
Para obter uma solução assertiva na destinação final dos resíduos, a gestão de resíduos deve garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados e monitorados. Utilizar softwares é ideal para melhorar esse controle, pois através dele é realizada totalmente online a gestão completa em uma única plataforma, sendo o uso da tecnologia digital uma grande aliada para melhorar a gestão de resíduos da empresa.
Outra dica importante é reaproveitar as sobras de materiais de produção, pois elas tem valor econômico e trazem ganhos ambientais. Sendo assim, muitas empresas estão investindo em processos inovadores de reaproveitamento, mostrando responsabilidade com o meio ambiente e o ser humano.
A última e quinta dica importante é vender seu lixo, através de plataformas lançadas no mercado de compra e venda de resíduos, lucrando com seus resíduos ao invés de gastos com o descarte adequado. AVG resíduos é uma plataforma que incentiva a eficiência das empresas na gestão de seus resíduos.
Essas cinco dicas contribuem para a sustentabilidade na empresa e são relevantes e devem ser compartilhadas.