Jogando um bom futebol, eficiente e determinado, o Palmeiras venceu o River Plate da Argentina, por 3×0, no estádio Avellaneda, em Buenos Aires, na Argentina, na noite da última terça-feira (5), em partida válida pela semifinal da Copa Libertadores da América.
Com a vitória por goleada, o Palmeiras abriu boa vantagem no confronto direto com o River Plate valendo vaga na final da competição. Agora, o Palmeiras pode perder por até 2 gols de diferença, no jogo do dia 12, no Allianz Parque, que, mesmo assim se classifica. Ao River, resta uma vitória por 4 gols de diferença, ou, no mínimo 3, pra levar a decisão para a disputa de pênaltis.
A vitória do Palmeiras começou a ser construída na escalação da equipe, com Patrick de Paula, Gabriel Menino e Danilo, no meio campo, fazendo grande atuação. No ataque, Rony e Luis Adriano souberam aproveitar bem os espaços deixados pelo River Plate que, jogando em casa, desde o início do jogo, partiu com tudo para o ataque. O Palmeiras, bem postado na defesa, soube suportar a pressão do River Plate, durante os primeiros 20 minutos de jogo e contou com a má pontaria dos atacantes argentinos.
O Verdão virou o primeiro tempo vencendo por 1×0, gol de Rony, após saída de bola errada do goleiro Armani, do River, e liquidou a fatura na segunda etapa, com Luis Adriano, em arrancada pelo meio da zaga adversária, que estava mal posicionada. O lateral Matias Viña, num lindo gol de cabeça fechou o placar amplamente favorável ao Verdão.
Ao final da partida, o técnico Abel Ferreira, disse sobre a necessidade de conter a euforia da equipe, e preparar-se bem para o jogo da volta, na próxima semana. A disputa pela vaga à final da Libertadores, apesar da boa vantagem do Palmeiras, ainda está em aberta, porque o River Plate se trata de um grande adversário, que deve ser respeitado, mas não temido.
Por Geraldo José Costa Jr. / Foto: Cesar Greco/Palmeiras