Assumindo mais um mandato à frente do Executivo de Corumbataí, Leandro Martinez (DEM) concedeu entrevista ao Diário do Rio Claro, quando falou sobre os projetos já executados em seu segundo mandato e os desafios para o mandato que se inicia.
Diário do Rio Claro: Corumbataí foi contemplada com uma escola de tempo integral, quais as outras conquistas do setor?
Leandro Martinez: Passamos a utilizar um sistema de ensino apostilado para os alunos do ensino infantil e, mediante o ótimo resultado, estaremos gradativamente ampliando a oferta do material para toda a rede. Reformamos o pátio da escola Maria de Lourdes Perin, proporcionando mais segurança aos alunos e melhor aproveitamento do espaço. Realizamos melhorias na Escola Infantil Dona Helena, as quais nos credenciaram a adquirir o AVCB, proporcionando mais segurança a funcionários e alunos. Renovamos praticamente metade da frota escolar, adquirindo cinco ônibus novos. Ampliamos a oferta de projetos em ensino integral, pois entendemos ser a educação o grande fator de transformação positiva da sociedade, quanto mais aprender melhor. Conseguimos junto ao governo federal através de convênio recursos na casa de 4,5 milhões para construir uma escola exclusivamente para ensino integral atendendo a princípio alunos do Fundamental I, será um grande avanço para a educação do nosso município.
Diário do Rio Claro: A saúde foi o setor mais crítico no ano passado, mas Corumbataí desenvolveu um protocolo diferenciado para lidar com a pandemia, o que foi feito?
Leandro Martinez: Fomos o município pioneiro na região em criar um atendimento exclusivo no combate ao coronavírus, inclusive atendendo por um período em regime de 24 horas e adquirindo equipamentos específicos para dar o suporte necessário em caso de casos mais graves. Além disso, adquirimos quatro veículos novos para transporte de pacientes. Viabilizamos o funcionamento da UBS André Gimene, executando os reparos estruturais necessários e adquirindo os equipamentos para que realmente pudéssemos dar o devido atendimento à comunidade. Conseguimos zerar algumas filas tanto de exames, quanto de cirurgias de várias especialidades. Ampliamos os programas de prevenções. Transferimos a base do SAMU para um prédio mais adequado e em condições de abrigar tanto os equipamentos, quanto os funcionários corretamente.
Diário do Rio Claro: No setor de obras e fundo social, o que foi possível realizar?
Leandro Martinez: Recuperamos boa parte da malha viária da cidade através de recape e também realizamos novos asfaltamentos em alguns bairros. Construímos um arquivo para a documentação do município e um refeitório para os funcionários. Revitalizados totalmente a nossa praça Humberto Venturolli, totalmente degradada há anos, voltou a ser um dos nossos cartões postais. Recuperamos cerca de doze pontes rurais (ainda faltam pelo menos três). Adquirimos uma máquina de varrição para as vias municipais, bem como, diversos veículos para setores distintos. Ampliamos e adequamos os serviços prestados pelo CRAS e também adquirimos um veículo zero quilômetro para o setor. Tivemos um grande avanço nas atividades do fundo social, no qual instituímos projetos diversos para todas as idades e quando estávamos em pleno funcionamento chegamos a ter 25 ofertas de atividades para a população com mais de 1000 pessoas participando. Na verdade foram muitas conquistas, elencamos algumas e também aparecerão muitas necessidades, elencamos as mais aparentes.
Diário do Rio Claro: A pandemia afetou o trabalho na prefeitura?
Leandro Martinez: No ano da pandemia, talvez por ironia, mas acredito que por mérito e resultado de um grande trabalho da nossa equipe, foi o ano em que mais proporcionamos melhorias para a nossa comunidade. Quando entramos não havia nada em andamento em termos de convênios ou repasses. Desde o primeiro dia pedimos muito, viajamos muito e no tempo certo tudo aconteceu ou está acontecendo. Temos vários convênios assinados e no próximo mandato que se iniciará temos certeza que já teremos novidades logo no primeiro ano, pois trabalhamos pra isso, será contínuo.
Diário do Rio Claro: Para este mandato que se inicia, quais os desafios?
Leandro Martinez: Os nossos desafios para o próximo mandato serão: Saldar o grande número de indenizações trabalhistas existentes, as quais herdamos e ainda não terminaram. Conseguir junto ao governo do Estado a recuperação da Vicinal Nicolau Marotti. Aumentar a capacidade dos nossos reservatórios de água, bem como, fazer novas captações pensando no futuro e na tranquilidade da nossa população. Realizar as melhorias necessárias pontualmente em cada setor da cidade com suas particularidades. Concluir a nossa escola de período integral que já se encontra em início de obras. Ampliar a capacidade da nossa estação de tratamento de esgoto que encontra- se no seu limite.
Diário do Rio Claro: Qual mensagem deixa aos corumbataienses?
Leandro Martinez: Gostaria de atribuir todas as nossas conquistas a um grande trabalho de equipe, ao qual sou muito grato e teremos o prazer de estarmos juntos novamente na missão de sempre buscar o melhor para a nossa gente. Aos nossos queridos cidadãos deixamos os nossos agradecimentos pela confiança, por acreditarem no nosso trabalho. Seguiremos firmes e com o apoio de todos temos certeza que teremos uma cidade cada vez melhor. Desejamos a todos um abençoado 2021, repleto de paz, saúde e prosperidade. Fiquem com Deus!
Foto: Divulgação