Como em todas as festividades, principalmente, durante o Réveillon é muito comum a soltura de fogos, sobretudo os com estampidos, porém vale ressaltar que esta prática é considerada crime e em Rio Claro existe Lei que regulamenta. O Projeto de Lei de autoria do vereador Julinho Lopes (Progressistas), que proíbe fogos de artifício com estouros e estampidos em Rio Claro, foi aprovado em segunda discussão em agosto de 2019.
Conforme o projeto aprovado, o infrator terá multa no valor de 500 UFMRC, (R$1.800,00), que poderá ser dobrado na reincidência, prevista pena alternativa de doação de alimentos e remédios no valor equivalente à multa, de acordo com as necessidades do Departamento de Proteção Animal (DPA). A população, caso constate a importunação causada por fogos com estampidos, pode acionar autoridades de segurança como Guarda Municipal (153) e Polícia Militar (190).
Nesta época, com as festas de final de ano chegando, a população questiona o uso do material e aponta cidades em que a lei já deve ser aplicada, como na capital paulista que, na virada do ano para 2019, não utilizou os fogos com estampidos nas comemorações realizadas pelo poder público.
Os fogos com estampidos oferecem diversos transtornos e perigo para animais, idosos, pessoas acamadas e autistas, que estão entre os principais públicos que sofrem com a prática irregular. Além de outros problemas que podem ser ocasionados como acidentes.
A Elektro também alerta para os perigos que podem ocasionar quando acontece próximo a rede elétrica. A empresa organizou algumas orientações que irão ajudar a evitar acidentes em outras situações comuns nesse período de festas.
O primeiro ponto de atenção é no uso de bombas, fogos e rojões. “Eles jamais devem ser soltos em direção ou próximos à rede elétrica. O ideal é lançá-los o mais distante possível da fiação, de preferência em um local descampado e sem a proximidade de pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Elektro, Guilherme Mafra. É importante lembrar que todos os itens só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade.
Os riscos associados ao uso de fogos de artificio próximos a rede de energia incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento da eletricidade até situações fatais. No caso de interrupção da energia, a primeira providência é isolar a área e acionar a distribuidora para identificação da situação e devidas intervenções. Jamais se aproxime ou toque na fiação que porventura venha a cair ou tente retirar um objeto da rede. Somente a equipe da distribuidora está habilitada para tais procedimentos.
Foto: Divulgação