A Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 de Rio Claro voltou ao seu funcionamento normal na noite de domingo (27). A ETA tinha sido desligada no meio da tarde de domingo em razão da alta turbidez da água do Corumbataí, rio onde é feita a captação de água bruta.
Durante o período em que a ETA ficou parada o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) não registrou reclamação de falta d’água.
O clima ameno colaborou para que a água na central de reservacão fosse suficiente para suprir o consumo nos imóveis. O Daae informou que, devido à elevação da turbidez da água do rio Corumbataí provocada pelo grande volume de chuvas, teve que paralisar o funcionamento da ETA 2 no meio da tarde de domingo (27).
A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi e é responsável por 60% do abastecimento de água de Rio Claro. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, no bairro Cidade Nova, que capta água do Ribeirão Claro e continua com funcionando normal, pois apesar das águas do Ribeirão terem tido a turbidez aumentada, estão dentro dos parâmetros para tratamento.
De acordo com Paulo Roberto Bortolotti, superintendente do Daae, a paralisação da ETA 2 ocorre como medida preventiva. “As chuvas encheram o Corumbataí e carregaram para dentro de seu leito os materiais orgânicos que estavam depositados em suas margens, deixando a turbidez da água muito acima do normal e da capacidade de tratamento projetada para nossa ETA”, explica Bortolotti.
Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.
Foto: Divulgação