Com a determinação de fase vermelha em todo o estado, o comércio da região central em Rio Claro ficou com as portas fechadas nesse sábado (26). A medida do Governo estadual determinou o fechamento de shoppings, comércios além de salões de beleza e barbearias, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro; bares e restaurantes não podem permitir consumo no local; neste período também não é permitida a realização de eventos, convenções e atividades culturais; atividades com aglomerações de pessoas também não podem ser realizadas; e academias de esportes e centros de ginástica devem ficar fechados. Podem funcionar, nos dias mencionados, apenas serviços essenciais, como farmácias, supermercados e serviços de saúde.
Os parques estaduais também devem seguir o decreto. Em Rio Claro Floresta Estadual e Parque Lago Azul ficam fechados.
Nos demais dias, todo o estado continua na Fase Amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a Fase Vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro.
A nova classificação das regiões deve ser anunciada no dia 7 de janeiro. Como novos prefeitos assumem os cargos no primeiro dia de 2021, o governo do estado fará reuniões a partir do dia 4 para apresentação do Plano SP. A iniciativa visa garantir que as medidas restritivas sejam cumpridas em parceria com os municípios, que têm autonomia para ampliar o rol de restrições previstas no plano.
AGENDAMENTO
Com o objetivo de garantir as providências necessárias para finalizar a transição de governo e oferecer ao novo governo todas as informações sobre a administração municipal, a prefeitura de Rio Claro decidiu suspender os atendimentos presenciais na última semana do ano.
A partir do dia 28, segunda-feira, quem precisar de atendimento em alguma repartição pública municipal deverá fazer agendamento prévio pelo telefone da própria repartição onde pretende ser atendido. “A medida não se aplica para os serviços emergenciais, como saúde, segurança e saneamento básico”, explica o vice-prefeito em exercício, Cel. Marco Antonio Bellagamba, acrescentando que “a mudança foi providenciada de maneira a não trazer prejuízo ao atendimento público”. Em todas as repartições municipais o expediente para os servidores públicos terá horário normal de funcionamento. O Paço Municipal, o Núcleo Administrativo Municipal e demais espaços públicos irão funcionar com serviços internos nos dias 28, 29 e 30. Dia 31 será ponto facultativo.
Foto: Diário do Rio Claro